Jacareí sedia 5° Encontro Regional de Capoeira

Evento promove palestra sobre capoeira e oferece vivências com mestres do município e de outros estados


Programação celebra o Dia do Capoeirista com atividades nos nesta sexta-feira (3), 4 e 5 de agostoProgramação celebra o Dia do Capoeirista com atividades nos nesta sexta-feira (3), 4 e 5 de agosto (Foto : Alex Brito/PMJ)

A Fundação Cultural de Jacarehy em parceria com a Secretaria de Esportes, promove neste final de semana o 5° Encontro Regional de Capoeira do munícipio. O evento integra a programação que celebra o Dia do Capoeirista com atividades nos nesta sexta-feira (3), 4 e 5 de agosto.

A fundação destaca que o evento tem por objetivo valorizar essa expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Nesta sexta-feira está programada a palestra ‘Capoeira para todos’ que abrirá a programação às 19h, no Educamais Jacareí. No sábado e domingo, no Educamais Centro, as atividades serão vivências práticas e oficinas com mestres consagrados na capoeira nacional.

Divididas nas categorias Angola, Regional e Contemporânea, a Liga Jacareiense de Capoeira, referência entre as ligas nacionais, conta com 15 grupos de capoeira. O presidente da liga é o mestre Narciso Roberto da Silva.

Além dos grupos e mestres da cidade, o 5º Encontro Regional de Capoeira receberá o Mestre Márcio, de Santos; o Mestre Quebrinha, de Taubaté; o Mestre Calinhos, de Cachoeira Paulista e, o Mestre Messias, do Vidigal (RJ). O evento é gratuito e não precisa de inscrição antecipada.

Patrimônio da Humanidade - A prática caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, explorando a musicalidade tradicional, foi reconhecida em 2008, como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em 2014, a Roda de Capoeira foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Origem - A palavra capoeira, originária do Tupi, significa mato que não existe mais, referindo-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. A expressão cultural tem suas raízes alicerçadas nas identidades africanas. Ao chegarem ao Brasil, por volta do século XVI, os africanos escravizados perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência dos colonizadores. Assim, adaptaram os ritmos e movimentos de suas danças africanas e as primeiras rodas de capoeira foram surgindo.

Mais do que proporcionar as funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física, a capoeira foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.