II Encontro dos Pilões

Dia 11 de maio de 2019, às 14 horas em Caçapava (SP)


O Encontro dos Pilões é um evento cultural promovido pela ONG Associação Eco Vital, que busca resgatar e valorizar as histórias, que eram contadas em volta desses pilões, e a preservação de suas memórias.

Os pilões eram utilizados no dia-a-dia como processadores de alimentos, eram indispensáveis, diferentemente dos dias de hoje, onde se tornaram peças meramente decorativas. Hoje são passados em forma de herança familiar, com valor sentimental, muitos são utilizados para fazer paçoca, geralmente no período da Quaresma.

A proposta do evento é reunir velhos Pilões de família, aqueles que possam contar suas histórias e memórias, a passagem da tradição, trocar receitas e preparar paçocas, e falar sua origem. A gastronomia referente aos pilões é rica e variada, as combinações dos ingredientes locais são peculiares e variam conforme região.

A paçoca com banana é uma combinação tradicional, servida com café quentinho passado na hora.

O processo a ser apresentado é o de torra em panelas de ferro sobre uma "trempe" (fogão de tropeiro), socar no pilão para fazer o pó e passar em coador de pano, a combinação perfeita: "paçoca, banana e café". Juntamente com o preparo da paçoca e do café, vamos demonstrar como se descasca café e arroz, moer milho para quirera e fubá, urucum para o colorau e sal; uso dos pilões pelos raizeiros que preparavam combinações de plantas medicinais, e como as benzedeiras também faziam suas simpatias.

Teremos exposição de fotos, objetos, utensílios e ferramentas antigas.

Realizaremos uma oficina de como se faz um pilão entalhado, no machado, enchó e formão.

Haverá ainda exposição e venda de artesanatos indígenas das Aldeias Guarani Mbya de Ubatuba, com a presença do Cacique e sua família.

O apelo ambiental do evento é conhecer e saber mais sobre as árvores com madeiras ideais, utilizadas para fazer pilões e apresentar ao público alguns exemplares dessas árvores que temos plantadas, algumas já produzindo sementes em nosso espaço (para produção de mudas).

O Encontro dos Pilões tem o objetivo manter vivo e presente, costumes e práticas que eram necessidade de uma época. A proposta também é difundir esses conhecimentos que vêm se perdendo ao longo dos anos. O intuito é proporcionar a vivência às novas gerações e relembrar as antigas de sua importância.

Este evento tem o apoio da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, Superintendência Estadual do Iphan em São Paulo.

Participe, traga seu Pilão, conte suas histórias e vamos preparar deliciosas paçocas!

Dia 11 de maio de 2019, às 14 horas.
Rua José Luiz Franco de Almeida, 51, Jardim Primavera, Caçapava SP.
Contatos (12) 99783-1989 / ongecovital@yahoo.com.br
Entrada R$ 5,00