A Secretaria Municipal de Cultura de Guaratinguetá comunica aos artesãos da cidade que está aberto o cadastramento para a obtenção das carteirinhas. Os requisitos necessários são: ter 18 anos ou mais; 01 foto 3×4, recente; RG e CPF (original e cópia); comprovante de residência de Guaratinguetá, com CEP, atualizado e em nome do interessado, ou declaração de residência juramentada. (original e cópia);
De acordo com a secretaria, só poderão ser cadastrada 3 técnicas e, no ato do cadastro, presentar 2 peças prontas para venda, de cada técnica a ser cadastrada. No dia agendado, acontecerá a avaliação dos produtos artesanais por uma comissão responsável pela análise e classificação dos produtos considerando a técnica utilizada, matéria-prima e qualidade de acabamento.
No ato será marcado o agendamento prévio para demonstração da produção artesanal. No caso de ser aprovado, o cadastro do artesão será emitido a Carteira do Artesão e entregue ao interessado. No momento da avaliação será sorteada a técnica que deverá ser demonstrada para a comissão responsável pela análise. Cabe ainda ao candidato ao cadastro levar matéria-prima para iniciar a confecção do produto
O artesão interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá acessar o link e comparecer à Secretaria Municipal de Cultura para concluir o cadastramento/recadastramento. Para casos de renovação, o artista popular deve apresentar cópia da última Carteira do Artesão, e como também será submetida a análise dos produtos.
A Carteira do Artesão terá validade de 2 (dois) anos. De acordo com a municipalidade, seu uso é obrigatório em todos os eventos de divulgação, promoção e comercialização e a sua renovação é submetida aos mesmos requisitos previstos no cadastramento.
Atendimento - A Secretaria Municipal de Cultura estará agendando candidatos até 28 de fevereiro de 2019 para cadastramento/recadastramento de artesãos no município de Guaratinguetá. O atendimento e agendamento de análise dos produtos será realizado na Secretaria de Cultura.