Galeria Poente conta com duas exposições individuais gratuitas, em São José dos Campos

Inauguração acontece neste sábado, a partir das 12h; além de exposições, espaço será destinado para realização de cursos, oficinas e comercialização de obras de arte


A Galeria Poente, a mais nova galeria de arte contemporânea em São José dos Campos, abre suas portas neste sábado (28), das 12h às 19h, com duas exposições individuais e gratuitas. As mostras são dos artistas Tamara Andrade e Egídio Rocci (1960 - 2015) e apresentam 25 obras ao todo, entre desenhos, esculturas e colagens.

A exposição póstuma do artista plástico, Egídio Rocci (1960 - 2015), 'Esquadros Caídos na Esquina', conta com 16 obras e propõe uma retrospectiva da carreira do artista. Nesta mostra são apresentados alguns trabalhos da série 'Caixas', em que o artista utiliza textos manuscritos, objetos do cotidiano e colagens, montados em caixas de madeira. As obras apontam o momento da carreira do artista em que se iniciou sua linguagem escultórica, passando a expandir cada vez mais a construção de esculturas e instalações grandiosas, elaboradas e complexas utilizando móveis, prateleiras, estantes ou até mesmo pedaços de madeira.

Na série de 'LIVROS' produzida no final de sua vida (entre 2012 e 2015) o artista constrói pequenos objetos que incorporam o formato de livro, concebidos partir de pedaços de móveis, trenas e lápis; assim como os livros são carregados de histórias, narrativas e memórias.

Já na mostra 'Icones Volatilium', de Tamara Andrade, o desenho aparece como protagonista. Com base em sua pesquisa realizada sobre os artistas viajantes do Brasil no século XVI e XVII, a artista traz nove trabalhos com pássaros, que fazem referência a ilustrações do artista Albert Eckhout - pintor holandês que viajou para o Brasil entre 1637-1644, a serviço de Mauricio de Nassau e documentou a flora e a fauna locais. 

Simbolicamente os pássaros, em diversas culturas, podem representar anjos, mensageiros, sabedoria e ligação entre os planos. Simbolismo que se encontra também na construção das obras que a artista executa em uma união da anatomia dos pássaros com a humana, criando seres alados, com traço leve e total domínio do desenho anatômico.

Galeria Poente

Localizada na Avenida Anchieta, região central da cidade, capitaneada pelo empresário, Paulo Henrique Rosa, a Galeria Poente visa a venda de obras de arte, promover encontro entre artistas, difundir a cultura de apreciação e reflexão sobre a arte, além de contribuir culturalmente para a cidade de São José dos Campos. Com um projeto arquitetônico pensado para exposições de artes, a Poente irá exibir artistas contemporâneos que trabalham com os mais diversos suportes (pintura, desenho, fotografia, escultura, entre outros).