Fundart Ubatuba disponibiliza relatório sobre estudo de cores do Sobradão do Porto

Pintura da fachada foi concluída em fevereiro


A Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) disponibilizou, na segunda-feira (4), o estudo completo que fundamentou a definição de cores para a pintura da fachada do Sobradão do Porto. 

O documento foi elaborado pelo ateliê Julio Moraes Conservação e Restauro, sob a coordenação do arquiteto responsável Milton Nishida, por meio do contrato no. 018/2019, de 4 de outubro de 2019. 

O ateliê buscou vestígios de pinturas de diversas épocas da vida do edifício nas paredes (panos de fundo e ornamentos como capitéis e esculturas), madeiras (marcos de portas e janelas, filhas, caixilhos e beirais de telhados) e nos metais dos gradis, todos da área externa. Também foram analisadas 25 fotografias de diferentes épocas. 

O relatório destaca que não foi possível fazer uma descrição precisa, completa e segura do tratamento cromático das fachadas em nenhuma época devido às muitas reformas realizadas de maneira incompleta, impróprias ou inadequadas em vários momentos do passado do casarão, construído em 1846. Outro ponto ressaltado é a imensa perda de dados informativos sobre as alterações feitas no edifício, algo que costuma acontecer em residências particulares.

"O restauro da fachada do Sobradão do Porto significa o compromisso com a nossa história, com a nossa cultura. As cores aplicadas devolvem um pouco da nossa memória e a originalidade da edificação. Agora, continuamos em busca de mais recursos para a recuperação do espaço interno e assim proporcionar a realização de exposições e outras diversas atividades, além da visitação para turistas que buscam o roteiro cultural em Ubatuba", menciona o prefeito de Ubatuba,  Délcio Sato.

 

Vasos de Miragaia sendo preparados para a restauraçãoVasos de Miragaia sendo preparados para a restauração (Foto : Fundart/IPHAN)Vasos orçamentais "Miragaia - Porto" 

Desde o início da restauração parcial do Sobradão do Porto a Fundação é questionada sobre a localização dos dois vasos de louça que compõem a fachada do prédio histórico. Camila Marujo esclarece que as duas unidades foram retiradas no início das obras, embaladas conforme orientação técnica e alocadas na sede administrativa da FundArt por segurança.

Camila acrescenta que as peças deverão passar por processo de restauração específica e só após serão colocadas no local de origem. As peças foram importadas de Portugal e segundo pesquisa os vasos são provenientes da antiga Fábrica de Louças de Miragaia, que funcionou em Portugal de 1775 a 1852, na freguesia de Miragaia, no Porto.  

Quanto as estátuas que representavam as quatro estações climáticas, também em louça, desapareceram no início da década de oitenta, conforme cita estudo aprofundado realizado pelo pesquisador Tiago Oliveira. 

Reabertura do prédio histórico

Sobre a reabertura do Sobradão do Porto, a diretora presidente da FundArt explica que o prédio histórico continuará sem acesso ao público por questões de segurança estrutural. Camila Marujo destaca ainda que a Prefeitura Municipal de Ubatuba está empenhada na captação de recursos para a continuidade da obra de restauração. 

"Estamos atuando em diferentes frentes na captação de recursos - emendas parlamentares, leis de incentivo, doações e até patrocínio direto. Interessados em contribuir podem entrar em contato com a FundArt." Camila Marujo.