Festival do Camarão Caraguatatuba ganha igrejinha para São Pedro e novos cenários

O festival não se resume na sua rica gastronomia, mas também atrai a atenção por meio do artesanato e outras manifestações culturais da vida caiçara


A 22ª edição do Festival do Camarão vem aí. De 12 a 21, a partir das 10h, o evento já tradicional realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba tem como propósito ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, além de reunir os saberes da tradição local.

O festival não se resume na sua rica gastronomia, mas também atrai a atenção por meio do artesanato e outras manifestações culturais e registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara. Neste ano, terá uma igrejinha para São Pedro, padroeiro dos pescadores, rancho caiçara e tradicional Casa Caiçara, tudo preparado pela equipe de artes e manutenção da Fundacc.

"Tudo pensado com o intuito de tornar a experiência dos visitantes ainda melhor", contou a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo. Segundo ela, a ideia da repaginação da festa surgiu a partir da necessidade de tornar o ambiente mais amplo para visitação, além de agregar um clima mais tradicional e típico ao local.

 No sábado, dia 13, será feita a abertura oficial com a presença das autoridades municipais, às 19h30. Realizado em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro, o festival visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial, arraigado à vida pesqueira dos caiçaras de Caraguatatuba.