Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 50º edição com muitas atrações

Evento é o maior festival de música clássica da América Latina e, em 2019, acontece entre 29 de junho e 28 de julho


Campos do Jordão, conhecido como a Suíça Brasileira e um dos principais destinos dos turistas do país. Nas temporadas frias, a cidade com seus belos chalés e construções de arquitetura tipicamente europeia, se abre para o Festival Internacional de Inverno, o mais importante festival de música clássica da América Latina.

Em 2019, o  50º Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece no período entre 29 de junho e 28 de julho com uma extensa programação cultural com vários palcos que recebem concertos de músicos consagrados da música erudita do Brasil e do exterior

Festival de Internacional de Inverno de Campos do Jordão comemora sua qüinquagésima edição, crescendo em maturidade e experiência, mas sempre com um espírito de renovação. Afinal, nada melhor do que a música para expressar a vibração dos jovens instrumentistas, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, que se reúnem a cada novo Festival, para participar de uma intensa convivência com os professores e artistas da programação, além de interpretarem obras importantes do repertório de concerto e aperfeiçoarem-se com excelência em seu ofício.

Em sua longa trajetória, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior festival de música clássica da América Latina, tem levado aos espectadores obras sinfônicas, camerísticas e corais para todos os gostos e plateias, proporcionando sempre uma programação musical de qualidade nas tradicionais férias de inverno de Campos do Jordão, do interior e da capital paulista.

E para celebrar essa história, grandes atrações estão programadas, de 29 de junho a 28 de julho, nas cidades de Campos do Jordão e de São Paulo, reunindo prestigiados solistas e grupos nacionais e internacionais, além dos grupos do Festival, formados pelos bolsistas dessa edição - a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival.  

Entre os artistas convidados, destaque para o barítono Paulo Szot, os pianistas Nelson FreireArnaldo Cohen Jean-Louis Steuerman, e os regentes Alexander LiebreichGiancarlo Guerrero eNeil Thomson. Na música sinfônica, participam a Osesp, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras orquestras convidadas.

Uma programação especial, com curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica, recebe renomados artistas nacionais, como Francis HimeLenineCarlinhos BrownDiogo NogueiraSpokToquinho,Fafá de BelémMônica Salmaso e Nelson Ayres, para apresentar um repertório que une a música orquestral à música popular brasileira.

50º Festival de Inverno de Campos do Jordão apresentará cerca de 130 concertos - a maioria gratuitos -, realizados tanto nos palcos de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Espaço Cultural Dr. Além, Palácio da Boa Vista, Capela do Palácio e Igreja de Santa Terezinha), quanto da capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro).

Confira no site do evento a programação completa do festival