Festa julina em Natividade da Serra resgata cultura caipira regional com gastronomia, música e dança

O evento que ocorreu no último final de semana na Vila São Benedito, com apresentações musicais, cavalgada, afogado, moda de viola e outras apresentações


A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa.A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa. (Foto : Silva Júnior / Michele Fernandes)A festa de São Benedito tem sua organização logo no começo do ano, no mês de março e ela acontece desde o ano dois mil e com o diretor de esporte e cultura, que considera importante a realização da festa, pois resgata a essência da cultura de Natividade da Serra. Franciny Moraes, autônoma e moradora de Taubaté visitou a cidade e prestigiou a festa:  "A festa de São Benedito como as outras também são para mim um motivo a mais para ir visitar Natividade e rever os amigos que moram lá". Segundo ela o que mais chamou a atenção foi a união das pessoas para realizarem a quadrilha que foi um atrativo para todas as idades.

O último dia de festa teve a distribuição de almoço, gratuitamente, e o prato foi o famoso "afogado". Para a preparação foram utilizados duzentos quilos de carne, duzentos quilos de batata e setenta quilos de arroz, servidos para quase mil pessoas que estavam na fila aguardando. 

Foram mais de cinquenta pessoas que trabalharam na festa tanto diretamente, quanto indiretamente. Michele Fernandes, assessora de imprensa da Prefeitura Municipal de Natividade da Serra, comenta que um dos requisitos para se ter barracas na festa era de que fossem pessoas do próprio município. "Desde a primeira festa sempre foi assim, sempre foram barracas do bairro".

Questionado sobre a falta de banheiros químicos nas ruas que aconteceram a festa, o Diretor de Esporte e Cultura alegou que o dinheiro do orçamento da pasta está bloqueado para o rodeio. "Ou colocava banheiro ou colocava segurança e o pessoal sempre usa o banheiro do asilo", justificou.

O evento é feito com recurso próprio da prefeitura municipal de Natividade da Serra e o próprio diretor de Esporte e Cultura fica à frente da organização da festa, saindo pelas ruas da cidade, pedindo aos comércios a arrecadação e explicando sobre a importância da realização desta comemoração.    

728x90