Feira de Literatura Infantil de Taubaté (FLIT) começa nesta segunda-feira (16)

Com o apoio do Instituto EDP, o festival, que é gratuito e aberto ao público, tem a expectativa de receber cerca de 40 mil visitantes; Evento ocorre entre os dias 16 e 22 de setembro


Entre os dias 16 e 22 de setembro, a comunidade do Vale do Paraíba está convidada para participar da terceira edição da FLIT - Feira de Literatura Infantil de Taubaté. Com patrocínio da EDP São Paulo e apoio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP no Brasil, a atração contará com palestras, shows, musicais, oficinas artísticas, lançamentos de livros e muita diversão.

Sob o tema  "Visconde de Sabugosa - da biblioteca da Dona Benta para a Flit 2019", o objetivo desse ano é ressaltar a importância da leitura na educação infantil. Visconde era um boneco muito inteligente cuja sabedoria foi obtida por meio dos livros da estante da biblioteca de Dona Benta. Vivia pesquisando e estudando em seu laboratório, onde abre espaço para sua criatividade e construção de novas invenções. Essas são apenas algumas das características que serão exploradas e desenvolvidas nas escolas e no festival.

Esse ano as atrações estão ainda mais dedicadas às crianças, nomes como Nicholas Torres, da novela Carrossel, e Anderson Lima, de Detetives do Prédio Azul, são alguns dos destaques dessa edição.  O evento também contará com diversas editoras especializadas em literatura infantil, além de sessões de autógrafos com autores nacionais.  Com o sucesso de público no ano passado, a expectativa é receber cerca de 40 mil visitantes durante a semana.

Na segunda-feira (16), às 19h, a animação fica por conta do Mundo Bita, no show de abertura da edição de 2019. Para o encerramento, a festa contará com um dos grupos infantis brasileiros mais antigos, o Trem da Alegria. A programação completa do evento pode ser acessada em taubate.sp.gov.br/flit/#Programacao.

Apoio a Língua

A FLIT está totalmente ligada ao compromisso da EDP com o apoio à Língua. A EDP é a principal patrocinadora da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em dezembro de 2015. O investimento é de R$ 20 milhões ao longo de quatro anos - o que representa 26% do orçamento da obra. A reabertura do Museu está prevista para o primeiro semestre de 2020.

A Companhia anunciou também o patrocínio de 12 milhões de reais para a restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013. A iniciativa será realizada por meio do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em um contrato com a Universidade de São Paulo (USP).

A Empresa também foi apoiadora das três últimas edições da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, e da FLIM - Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, e, em 2018, apoiou pelo segundo ano a Bienal do Livro de São Paulo.

A FLIT é realizada pelo Proac (Programa de Ação Cultural), através da Secretaria de Cultura de Estado e com o patrocínio da EDP.

SERVIÇO:

Feira de Literatura Infantil de Taubaté (FLIT)

Data: 16 a 22 de setembro

 Horário:

16/09 - 8h30 às 19h

17 a 20/09 - 8h30 às 20h

21/09 - 9h às 20h

22/09 - 10h às 19h

Local: Área coberta da Avenida do Povo (Taubaté)

Gratuito.