Exposição mostra a importância da doação de sangue, em Taubaté

?No Vermelho? é composta por peças com temas livres, mas sempre na cor vemelha, para chamar atenção para a causa


Uma exposição sobre doação de sangue ficará no Taubaté Shopping durante todo o mês de fevereiro. O objetivo da mostra é conscientizar as pessoas sobre a importância do ato.

Intitulada "No Vermelho", a exposição traz obras de 16 artistas, que podem ser vistas na Alameda Cultural do shopping, em frente à Livraria Leitura. As peças remetem ao sangue e a toda a ideia de vida existente graças a ele, lembrando a quem passar pela exposição que as doações salvam vidas.

Segundo o curador de artes e também presidente da ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos), Robert Richard, sempre é possível associar arte a uma causa social.

"
É comum pensar em doações durante datas específicas, mas os hemonúcleos estão sempre precisando de sangue, é algo constante. Trazer as peças em uma data próxima ao Carnaval é um jeito de mostrar que as doações são necessárias em todos os momentos", afirma o curador.

Conscientização
O mês de Fevereiro é um dos meses em que os bancos de sangue ficam com seus estoque mais reduzidos por conta das férias e feriados Neste período, é preciso que as mobilizações em prol das doações sejam ainda maiores.

Nesta sexta (3), das 11h às 15h, será realizada uma ação de conscietização em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté. Sônia Andrade, assistente social da insituição, estará no espaço para tirar dúvidas, conversar e mostrar aos visitantes a importância da doação de sangue.

"Todos podem escolher o momento mais adequado de suas vidas para iraté o Hemonúcleo fazer suas doações. Mas, para isso, é necessário que as pessoas conheçam com antecedência as regras, entendam a importância do ato e quando podem contribuir", explica.

Como doar no Hemonúcleo de Taubaté
O Hemonúcleo de Taubaté funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h. Em fevereiro, funcionará ainda em um sábado, dia 18, das 8h às 12h, para atender aqueles que não conseguem ir durante a semana. O local também estará recebendo doações durante o Carnaval, nos dias 27 e 28, das 8h às 12h. Para doar, são necessários requisitos como:
- Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
- Ter entre 16 e 69 anos de idade* (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos);
- Pesar acima de 50 Kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.