Exposição de fotos Retratos da Terra é inaugurada em Pindamonhangaba

A exposição acontece a partir de 5 de setembro no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina


A exposição Retratos da Terra é patrocinada pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e exibe fotos de crianças da rede pública de ensino de Pindamonhangaba e de fotógrafos convidados. Com entrada gratuita, a exposição acontece de 5 de setembro a 4 de outubro no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, localizado no centro da cidade.  

O projeto Retratos da Terra foi iniciado em Pindamonhangaba no mês de maio com a participação de crianças do 5º ano da Escola Municipal Moacyr de Almeida, do artista local Beto Salgado e da fotógrafa Karina Bacci. Durante algumas semanas, 19 crianças, após participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos, para mostrar a importância da sustentabilidade como forma de preservação do meio ambiente, ecossistemas, fauna e flora. 

A partir disso, o material produzido passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é a exposição aberta a toda a comunidade, e um catálogo que eterniza esse momento na vida das crianças e história da cidade. 

Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que a empresa está inserida é essencial e também um dos objetivos da Novelis ao viabilizar projetos como esse. "O Retratos da Terra é uma iniciativa com foco em educação e cultura, que proporciona para as crianças da região contato com o meio ambiente e com a fotografia. Aproximar esses jovens da importância da preservação reforça o propósito da Novelis de juntos criarmos um mundo sustentável", comenta a executiva. 

A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de preservação do meio ambiente e da importância da sustentabilidade, além de ressaltar a fotografia como forma de expressão. Na exposição, a fotógrafa Karina Bacci também apresenta fotos suas, feitas durante sua passagem pela cidade, somado, o fotógrafo local Beto Salgado, também participou do projeto apresentando o olhar sobre o tema. 

"A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos que exaltam a importância da preservação da fauna e da flora e de cuidados com o meio ambiente", explica Karina Bacci, curadora do projeto. 

"O objetivo é estimular a conscientização sobre a sustentabilidade e sobre qual é o legado no Planeta Terra que queremos deixar para as gerações futuras", completa Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio da Novelis, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Serviço:

Retratos da Terra

Entrada: Aberta ao público - Grátis

Abertura: 05.09 - 15h00

Visitação: 05 de setembro à 04 de outubro

Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina ( Mal. Deodoro da Fonseca, 260 - Jardim Boa Vista, Pindamonhangaba - SP, 12401-320)

Horários: segunda à sábado, das 09h às 17h