Expo Cavalo de Tróia chega ao Taubaté Shopping

Com trabalho de 11 artistas, mostra permanece no centro de compras durante o mês de março


Você provavelmente já ouviu a expressão "presente de grego", mas, se quer conhecer a origem dessa história, não pode deixar de conferir a exposição gratuita que acaba de chegar ao Taubaté Shopping: "Cavalo de Tróia". A mostra tem trabalhos de artistas de diversas regiões, cada qual com seu estilo, para unir arte e história em um só lugar.

A exposição inédita pode ser vista gratuitamente na alameda cultural do centro de compras até domingo, 31 de março. "As peças revelam como as palavras e o sentido das coisas podem mudar ao longo do tempo. Fazendo um trocadilho com a temática da exposição, para conquistar um objetivo é preciso estar dentro do que se deseja", comenta Robert Richard, curador da exposição produzida pela ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos).

A história
Tudo começou na guerra de Tróia - um gigantesco confronto entre Grécia e Tróia que já durava nove anos. Segundo a Odisséia, os gregos construíram um grande cavalo de madeira, dentro do qual esconderam diversos soldados. Em seguida, o cavalo foi dado a Tróia como um sinal de rendição. À noite, os soldados gregos se esgueiraram para fora do cavalo e abriram os portões da cidade para que o exército pudesse entrar. Com o truque, a Grécia venceu a guerra.

Até hoje, essa é considerada uma das maiores estratégias bélicas da história, servindo de referência para diversas manifestações artísticas, como peças de teatro, livros, filmes e exposições.

Serviço
Exposição Cavalo de Tróia
Data: sexta-feira (8) a domingo (31)
Hora: das 10h às 22h
Local: Taubaté Shopping, na alameda cultural