Espetáculo Sabor de Vitória, sobre a alimentação saudável, chega em Pindamonhangaba nesta sexta (19)

Projeto patrocinado pela CCR NovaDutra e apresentado pelo Ministério da Cultura circula cidades de São Paulo


A alimentação saudável vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. A boa notícia é que aqui no Brasil muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso. É o que mostra pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado. 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional.

Para que esse importante tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, apoiado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR NovaDutra e que circula por todo o país em escolas públicas, chega ao Vale do Paraíba.

A itinerância se apresentou em Roseira (dias 17 e 18), e agora chega em Pindamonhangaba (19 e 22) e Taubaté (23 e 24) com o novo espetáculo sobre a alimentação saudável: Sabor de Vitória. Depois o BuZum! segue para outros estados e cidades para completar 132 dias de apresentação, com 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas, em escolas públicas. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica. As apresentações são voltadas para crianças e adolescentes. O espetáculo tem duração de 20 minutos.

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo. A itinerância do BuZum! será até novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil.

Pindamonhangaba-SP

Dia: 19/10 (sexta-feira)

Local: E.M. Prof Augusto César Ribeiro

Endereço: Rua Vicente Correa Leite, 185 - Vila Rica - Pindamonhangaba-SP

Horários: 9h – 9h40 - 10h20 - 13h30 – 14h10 – 14h50

 

Dia: 22/10 (segunda-feira)

Local: E. M. José Gonçalves da Silva - seu Juquinha

Endereço: Rua Benedito Machado Gomes, 137 -Liberdade - Pindamonhangaba -SP

Horários: 9h – 9h40 - 10h20 - 13h30 – 14h10 – 14h50

 

Taubaté-SP

Dia: 23 e 24/10 (terça e quarta-feira)

Local: EMIEF Professor Ernesto de Oliveira Filho

Endereço: Rua Luiz Otávio, 227 - Parque Aeroporto - Taubaté-SP

Horários: 9h – 9h40 - 10h20 - 13h30 – 14h10 – 14h50

 

Classificação: 3 a 11 anos.

Capacidade: 50 pessoas por sessão.

Duração: 20 minutos.