Espetáculo Arqueólogos narra histórias do cotidiano em perspectiva futurista neste sábado, no Sesc Taubaté

A companhia Empório de Teatro Sortido foi criada em 2010 por Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, com o projeto de abarcar diversas dimensões da cena contemporânea


Em cartaz neste sábado (11), às 20h, no Sesc Taubaté, o espetáculo teatral Arqueólogos (Companhia Empório Teatro Sortido) simula uma viagem ao futuro para abordar características do tempo presente. Na peça, fragmentos do cotidiano - como cenas corriqueiras em uma praça, crianças que brincam de caça ao tesouro e um pai que ensina ao filho como se usa uma câmera fotográfica analógica - são narrados por locutores esportivos e analisadas por arqueólogos que buscam vestígios da civilização no século 21. 

Escrito pelo ator e diretor Vinícius Calderoni, o texto da peça foi criado a partir de histórias observadas, recolhidas e anotadas pelo próprio autor, que concebeu a peça a partir do seu gosto pessoal por esses detalhes cotidianos que de alguma forma traçam uma visão do tempo presente - hábito que denomina "arqueologia  íntima" ou "historiografia do bolso da calça".

No espetáculo, cada cena apresenta algum tipo de narração esportiva, utilizando a potência da voz para mostrar que uma história comum pode ganhar força quando contada com emoção e que tudo na vida por ser maravilhoso ou inócuo, a depender do valor que se atribui a cada coisa. O espetáculo é gratuito e a classificação etária é 14 anos. 

Sobre a Companhia Empório de Teatro Sortido

A companhia Empório de Teatro Sortido foi criada em 2010 por Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, com o projeto de abarcar diversas dimensões da cena contemporânea. Ambos formados cineastas, mas também desdobrando-se pela dramaturgia em cinema, TV e teatro, estabeleceram um coletivo que tem por meta a encenação de textos clássicos e contemporâneos, permitindo-se o intercâmbio com outras artes, manifestações e tecnologias, trabalhando com elencos e parceiros diversos.

Desde seu primeiro espetáculo (Música Para Cortar Os Pulsos), a companhia vem recebendo amplo reconhecimento crítico e sucesso de público, tendo vencido importantes prêmios. O espetáculo Arqueólogos marca a estreia oficial de Vinícius Calderoni como ator nos palcos, dividindo também as funções de autor e diretor da peça com Rafael Gomes.

Ficha Técnica do espetáculo:

Texto - Vinicius Calderoni

Direção - Rafael Gomes.

Elenco - Guilherme Magon e Vinicius Calderoni.

Iluminação e Cenografia - Marisa Bentivegna.

Figurino - Daniel Infantini.

Direção de Produção - Gustavo Sanna.

Produção - Complementar Produções.

Duração - 60 minutos. 

Serviço:

Dia 11, sábado, às 20h. Grátis - Retirada de ingressos das 19h às 19h50 na Central de Atendimento. Classificação indicativa: 14 anos.