Em sua terceira edição, o Natal Iluminado apresenta o Natal no Vicentina

Presépio Contemporâneo, Trenzinho de Natal, Aladdin, Serial Funkers Kids e mais!


O Natal no Vicentina encerrará a Programação Cultural 2019 do Parque com atrações especiais de 12 à 15 de dezembro. Adultos e crianças poderão curtir variadas atividades livres e gratuitas. Nos quatro dias de programação, o Parque aguarda receber cerca de 10 mil pessoas. 

O Natal no Vicentina começa na quinta-feira (12) às 19h, com a abertura da exposição O essencial em retratos, sensíveis registros fotográficos de crianças quem vivem em algumas aldeias de Moçambique. Mesmo diante de uma realidade difícil, onde a fome ainda precisa ser combatida, eles mantêm viva a pureza de toda criança e a sabedoria de enxergar a beleza da vida em coisas simples do cotidiano. As fotos são de aldeias do país africano atendidas pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras, registros do jornalista joseense Danilo Sardinha que, há pouco mais de um ano, é padrinho de um dos projetos da ONG. As fotos são de junho de 2019, quando Danilo participou de uma das caravanas da ONG para Moçambique. Enquanto algumas fotos mostram as dificuldades enfrentadas pelas crianças moçambicanas, como a falta de água potável em algumas aldeias e as salas de aula embaixo de árvores, outras imagens retratam a forma alegre como encaram a vida. A exposição, que mostra o que falta e o que sobra de essencial na vida dessas crianças, fica em cartaz no Parque até o dia 30 de janeiro com visitação gratuita todos os dias das 09h às 21h, exceto dias 25/12/19 e 01/01/20, únicas datas do ano em que o Parque Vicentina Aranha não abre. 

Os artistas Douglas Reis e Claudinei Oliveira, o Vespa, apresentam o Sagrado Nascimento de Jesus Cristo a partir de uma analogia de uma cena contemporânea no cotidiano de um subúrbio. O Presépio Nova Luz será aberto para visitação na sexta-feira (13) às 19h, e permanecerá no Parque até a data da Folia de Reis, no dia 05/01/12. Ruas, becos e vielas sob o colorido das grafias urbanas nas casas de madeira e tijolinhos à vista, simbolizam a manjedoura que retratam este lugar como sagrado e o torna ainda mais especial pelo nascimento de uma criança, uma nova vida. A obra propõe um momento de intimidade com o expectador, um convite a reflexão, um olhar mais atento e sensível que permite apreciar e enxergar beleza nas coisas, nos seres, "belezas escondidas" que fará sentido neste encontro com o sagrado que há em todas as pessoas.  Douglas Reis é natural de Jacareí, artista visual autodidata, atuante do cenário artístico desde 2012. Traz em seu trabalho um simbolismo que contempla o imaginário popular brasileiro, sentimentos humanos e forças da natureza. Suas obras interagem com palavras, criando questionamentos pessoais, sociais e políticos. Claudinei Oliveira é joseense. Vespa, como é conhecido no cenário da arte urbana, é autodidata, inspirou-se na vivência da cultura Hip Hop para desenvolver seu próprio estilo e técnica como grafiteiro. Seu trabalho está presente mais de 60 cidades brasileiras e 08 países. O surrealismo tridimensional é a essência de sua arte.

Na sexta-feira (13) das 17h às 20h, crianças de todas as idades serão convidadas a embarcar no Trenzinho da Alegria para um passeio musical nas avenidas ao entorno do Parque Vicentina Aranha. Das 19h às 20h, o ator e músico Ari Pereira realizará durante a viagem a intervenção Seu Malaquias e sua versaria repleta de versos e melodias natalinas. A participação gratuita será por ordem de chegada com a presença do responsável, e culminará na chegada do bom velhinho ao Parque. Com o intuito de despertar o espírito natalino, a chegada do Papai Noel joseense Rubens Campolino promete emocionar crianças e adultos às 20h. 

A mezzo-soprano Mere Oliveira e a harpista Talita Martins encerram a noite de sexta-feira (13) às 20h30 com o concerto Duo Laudes em frente ao Pavilhão Central. As sonoridades vibrantes das canções espanholas de Manuel de Falla e Joaquin Rodrigo, somando a delicadeza das harmonizações das canções populares antigas harmonizadas por Garcia Lorca, compõem uma delicada introdução do repertório transcrito para a harpa, a partir dos originais para violão ou para piano. O show propõe uma viagem de um continente a outro, experimentando a graciosidade do instrumento nas canções amazônicas de Waldemar Henrique, bem como o vigor nas canções afro-brasileiras de Guarnieri, passando pelas maravilhosas e modernas dissonâncias de Cláudio Santoro; tudo isso aliado ao timbre escuro da voz de mezzo-soprano, nos levará a uma percepção, totalmente distinta e encantadora, da música de câmara brasileira e espanhola, acompanhadas por projeções de imagens alusivas a cada obra musical apresentada. Durante o concerto com a mezzo-soprano Mere Oliveira e a harpista Talita Martins, há pequenas intervenções apresentando curiosidades sobre as obras, como a breve descrição das lendas amazônicas, além de curiosidades sobre o instrumento utilizado, a Harpa, sua origem, uso e funcionamento. Para participar, basta comparecer. 

O divertido e descontraído, o Vicentina Cantarokê está de volta no sábado (14) das 16h às 18h30. A atividade foi inspirada no projeto do berlinense Joe Hatchiban, que desde 2009 reúne milhares de pessoas para cartar e dançar nas tardes de verão no Mauerpark, localizado na capital da Alemanha. Para cantar, basta inscrever-se no local.

Logo após ao Vicentina Cantarokê às 19h, o Cinema ao Ar Livre Especial apresenta o filme Aladdin (2019), um live-action do clássico da Disney de 1992. Adultos e crianças irão se encantar com esta nostálgica trama, que retrata uma princesa ainda mais firme e ambiciosa. A fictícia cidade de Agrabah exibe todas as cores e costumes genuinamente árabes em uma estética viva, repleta de efeitos visuais e canções que marcaram uma geração. Antes da exibição, os personagens Jasmine e Aladdin estarão no Parque para tirar fotos com o público. A exibição será dublada e, para participar, basta comparecer. O Parque dispõe de cerca de mil lugares, entre cadeiras de praia e plástico.

O tradicional Piquenique de Natal encerra a Programação Cultural 2019 do Parque no domingo (15) às 10h30, com um show para toda família, um especial com grandes sucessos da música infantil produzido e interpretado pela banda Serial Funkers. O descontraído espetáculo Serial Kids é ilustrado pelas tradicionais cantigas de roda, clássicos da TV e outros temas que fazem parte do universo infantil. Em atividade desde 2006, Serial Funkers é composta por Regis Paulino (voz), Herbert Medeiros (teclados), Luciano Ribeiro (baixo) e Luguta (bateria).

A programação de Natal no Vicentina é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, com gestão e produção da AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. Conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Poliedro Educação, DMCard, Center Vale Shopping e Mercadinho Piratininga; apoio do Arroz Fantástico e Bananinha de Paraibuna; parceria da Unimed e Copcentro; e promoções.