Cruzeiro tem programação especial para as comemorações da Revolução de 32

Na divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o município foi o grande palco da batalha que colocou em lados opostos soldados paulistas e da União


A cidade de Cruzeiro terá programação especial nas comemorações do dia 9 de Julho, data da Revolução Constitucionalista de 1932. Com homenagens aos ex-combatentes, o evento contará com a tradicional troca do Manto da Santa, Cerimônia Cívica do Mausoléu no Cemitério Santa Cruz e desfile.

Cruzeiro é conhecida como a Capital da Revolução Constitucionalista de 1932. Na divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o município foi o grande palco da batalha que colocou em lados opostos soldados paulistas e da União.

Revolução de 1932 - O povo paulista passou a conviver com a insatisfação após o golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder, em 1930. Centralizador, Vargas passou a tirar a autonomia política dos estados quando nomeou interventores para as unidades federativas. Desta forma, São Paulo aguardava a convocação de eleições, mas depois de dois anos o governo provisório se mantinha, motivo pelo qual uma forte oposição ao governo Vargas avançou com grande participação de boa parte da sociedade.

Estado mais importante do país, histórica e economicamente,  os paulistas exigiam maior participação na vida política brasileira e a restauração da democracia. São Paulo reivindicava a elaboração de uma nova Constituição e a convocação de eleições para presidente. Também queria a saída imediata do interventor pernambucano João Alberto e a nomeação de um interventor paulista.

Vargas não atendeu aos reclamos paulistas. Em maio de 1932, iniciaram o período de protestos de rua contra o governo provisório. Em um dos protestos forças policiais reagiram tendo como consequência a morte de quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais dos nomes, MMDC, acabaram se transformando no símbolo da revolução, encerrada em 2 de outubro de 1932

O dia 9 de julho, que marcou o início do movimento, é a data cívica mais relevante do estado de São Paulo e feriado estadual. Para os paulistas a Revolução de 1932 é o maior movimento cívico de sua história.