Conheça 5 cemitérios diferentes ao redor do mundo

Alguns desses cemitérios inusitados, aliás, você vai conhecer hoje, na lista que preparamos.


A relação das pessoas com a morte sempre foi motivo de assombro, objeto de inspiração para arte, estudo ou simplesmente alvo de muita curiosidade. Durante grandes épocas, escolas artísticas inteiras se inspiravam no mórbido para criar suas obras; a literatura, a arquitetura, a música, o teatro: a onda gótica que veio e não foi embora.

Como consequência, há muitos turistas curiosos dispostos a viajar por aí para conhecer cemitérios exóticos. As edificações elaboradas são realmente encantadoras, e se esse é o tipo de atração turística que atrai você, se ligue abaixo em uma lista de 5 cemitérios diferentes que ficam ao redor do mundo e boa viagem!

Ossuário de Sedlec - República Tcheca

Na maioria dos cemitérios, os ossos ficam escondidos, mas não no Ossuário de Sedlec, na cidade de Sedlec, na República Tcheca. Essa construção datadas do século 14 é uma igreja gótica para ninguém botar defeito em sua morbidez: dezenas de milhares de ossos humanos foram desenterrados para a sua decoração, dando ao espaço um ar bizarro e complexo. Segundos lendas locais, inclusive, há manifestações fantasmagóricas dentro da igreja, mas suas únicas ocupações são pregas pequenas peças em turistas. E aí, tem coragem?

Neptune Memorial Reef - Estados Unidos

Você achava que embaixo da terra era o único lugar possível para "enterrar" seus entes queridos? O mausoléu de Neptune Memorial Reef, nos EUA, é a prova de que há outras opções. Lá, seus moradores ficam a 7 palmos da água! Isso mesmo, esse é o memorial subaquático que guarda as cinzas de moradores da Flórida e foi criado para reproduzir Atlantis, a Cidade Perdida. Para visitar o cemitério, é preciso mergulhar e ser amigo da vida marinha, já que há muitos representantes desse estilo de vida em volta dos que já não estão mais entre nós.

Catacombe dei Cappuccini - Itália

Na cidade de Palermo, na Itália, encontra-se um dos destinos turísticos talvez mais macabros que você pode visitar. As Catacumbas dos Capuchinhos, em português, é decorada com ossos pendurados por ganchos por toda sua extensão. Apesar do último enterro ter acontecido no século passado, o lugar ainda é repleto de mistérios e visitantes curiosos. A catacumba ficou famosa, principalmente, por seu eficaz processo de conservação e embalsamento dos corpos.

Casas dos Espíritos da Igreja Ortodoxa de São Nicolas - Alasca

Todo colorido na cidade de Eklutna, no Alasca, este cemitério não é assustador quanto os outros destinos aqui listados, mas é um dos mais exóticos. Ao invés dos tradicionais túmulos com que estamos acostumados, os corpos estão alocados em pequenas casinhas decoradas, chamadas de Casas dos Espíritos: o modo de enterrar os entes queridos é uma mistura dos ritos fúnebres da Igreja Ortodoxa de São Nicolas e dos ritos tradicionais do Alasca. As casas não recebem nenhuma manutenção para que se desfaçam junto com os restos mortais de seus moradores.

Cemitério Campo da Esperança - Brasil

Para quem não pode fazer uma viagem internacional, há muitos cemitérios turísticos no Brasil. O Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, por exemplo, recebe inúmeros visitantes todos os dias, tendo até serviço de transporte público aos feriados. Com alguns túmulos de notáveis, como a ex-primeira dama Sarah Kubitschek e Dulcina de Moraes, uma das criptas mais visitadas é a da menina Ana Lídia Braga, que aos 7 anos de idade foi vítima de um crime atroz que está até hoje tem suspeitos punidos. Muitos acreditam que a menina é capaz de operar milagres e tem seu túmulo sempre cheio de brinquedos e agradecimentos.

Boa viagem!