"Circuito Sesc de Artes" chega a Pinda com diversas atrações

Evento acontece na Praça do Quartel


Pindamonhangaba recebe o "Circuito Sesc de Artes" nesta sexta-feira (5), na Praça Padre João de Faria Fialho ("Praça do Quartel"), das 16h às 21 horas. Iniciativa promove a apresentação gratuita de grupos e companhias de artes visuais.

O lançamento da programação do "Circuito Sesc de Artes" foi realizado no dia 12 de março, no Sesc Pompeia, em São Paulo, com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Alcemir Palma. "O Circuito Sesc de Artes é um programa já sedimentado que descentraliza as atividades para os municípios que não têm uma unidade Sesc, desta maneira cumpre a função de difusão cultural e formação de público. Pindamonhangaba está honrada em participar de mais uma etapa deste programa", afirmou o secretário.

DANÇA

DidêManda - Cia. de Dança AfroOyá (SP)

Em yorubá, Didê significa levantar, enquanto Manda vem do verbo "mandar" em português. A companhia literalmente comanda seus bailarinos a se levantarem para um espetáculo performático dançante e percussivo, que comunga cultura, tradição, ritmo e alegria. A companhia pesquisa as danças de matrizes africanas e sua relação no mundo contemporâneo.

CIRCO

Onipotência do Sonho - Centro Teatral e Etc. e Tal (SP) 

O espetáculo leva à praça intervenções cênicas inspiradas no surrealismo. Figuras sem rosto, com figurinos que remetem
à década de 1920, são baseadas nos personagens sem face de Magritte e carregam seres surreais e gigantes, como as formigas coloridas que parecem ter saltado das telas de Salvador Dali. Os artistas utilizam uma movimentação corporal meticulosa que causa estranhamento e fascínio no público.

MÚSICA

Coletivo de Violino Popular (RJ/SP e França)

Os músicos e instrumentistas Carol Panesi, Ricardo Herz e Nicolas Krassik apresentam um show em que adaptam o violino,
instrumento normalmente associado à música erudita, para a música popular e os ritmos brasileiros. Acompanhados por piano, bateria e percussão, eles mostram arranjos criativos, virtuosismo e improviso ao  compartilhar seus universos musicais com o público.

TEATRO 

Quem Vem de Longe - As Graças (SP)

Três mulheres acompanhadas de um músico chegam à praça carregando um monte de sapatos, que vão ser usados para
criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal e também da sociedade. O espetáculo trabalha a
situação dos migrantes, imigrantes, errantes e andarilhos, assim como os caminhos e as instabilidades desses seres em movimento.

LITERATURA

Mediação de Leitura - Ademir Apparício Júnior (SP)

O ator, pesquisador, palhaço, mímico, contador de histórias e arte-educador vai receber o público para sessões de mediação de leitura, explorando diversas técnicas para prender a atenção das crianças e adultos, além de incentivar o contato com os livros e o hábito da leitura de forma lúdica e divertida.

ARTES VISUAIS

Atelier Móvel - Bordado Livre - Atelier Móvel da Primavera de 83 (SP)

Uma bicicleta decorada e uma manta de crochê armazenam os materiais e ferramentas que o público vai precisar para seu primeiro contato com o bordado e suas técnicas básicas. A proposta é ensinar pontos básicos do bordado livre, para produzir uma peça na praça, mas também que os interessados possam continuar a fazer em casa e se aperfeiçoar.

ARTES VISUAIS

Grafiqueta #5 - Carimbos Caixas para Livros Dobras - Ateliê Libélula (SP)

Nesta instalação, o público terá contato com carimbos gigantes, que utilizam plástico-bolha, piso vinílico, tapetes de borracha
e outros materiais. Após carimbar com o peso do corpo, os participantes da atividade vão ajudar a ressignificar as grandes folhas de papel com uma técnica de dobra simples. Cada folha-coleção vai se transformar em um livro-dobra.