BuZum! leva espetáculo Mamulengo para Pindamonhangaba e Roseira

Com patrocínio da CCR NovaDutra por meio da Lei Rouanet, projeto percorre 19 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com os espetáculos Mamulengo e Que lixo é lixo?


BuZum! traz espetáculos teatrais gratuitos para Pinda e RoseiraBuZum! traz espetáculos teatrais gratuitos para Pinda e Roseira

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, levam a 19 cidades do interior dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro os dois novos espetáculos do projeto BuZum!: Mamulengo e Que lixo é lixo?. A itinerância da companhia de teatro de bonecos sobre rodas que já percorreu mais de 300 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas acontece entre 11 de setembro e 17 de novembro e tem patrocínio da CCR NovaDutra. Em Pindamonhangaba, o BuZum! apresenta o espetáculo Mamulengo nos dias 19 e 20 de setembro (terça e quarta-feira), em frente às EMs João Cesário e Professor Elias Bargis Mathias, respectivamente. A cidade de Roseira, por sua vez, recebe o projeto nos dias 21 e 22 de setembro (quinta e sexta-feira), em frente às EMEIEFs Padre Geraldo de Almeida Sampaio e Odila de Souza Oliveira.

No total, serão encenadas 182 sessões de Mamulengo e 84 sessões de Que lixo é lixo?, totalizando 266 sessões gratuitas em 19 cidades paulistas e fluminenses. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR (entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR) e patrocinado pela CCR NovaDutra, concessionária responsável pela gestão de 402 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra.

Mamulengo
O enredo de Mamulengo, por sua vez, envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a "Capital do Mamulengo". O texto é assinado por Beto Andreetta e a direção está a cargo de Wanderley Piras.

BuZum! 7 anos
Em setembro de 2017, o BuZum! completa sete anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: são 300 mil quilômetros rodados para realizar 9 mil apresentações a aproximadamente meio milhão de pessoas em 1.000 escolas públicas de 250 cidades em nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.