Brincadeiras infantis: direto do túnel do tempo

Relembre as brincadeiras de rua que divertiam as crianças e marcaram muitas gerações


As brincadeiras de rua, foram pouco a pouco perdendo espaço. A popularização dos aparelhos eletrônicos somados a violência nos grandes centros, fizeram com que as brincadeiras deixassem de atravessar os portões das casas.

Quem viveu a infância longe dos computadores, celulares e tablets lembram com nostalgia dos tempos em que, "encontrar a turma" não se resumia em mensagens através de aplicativos. Nada era tão gostoso do que passar na casa do amiguinho e sair para brincar. 

Criatividade era o que não faltava para a criançada passar o tempo, as brincadeiras exigiam poucos recursos e muitas vezes se resumiam em correr, dançar e pular

Vamos relembrar algumas das brincadeiras de rua mais populares. 

Polícia e ladrão

Um clássico das brincadeiras de rua era Policia e Ladrão, uma mistura de pega-pega e esconde-esconde que gastava muita energia da garotada. Quanto maior o espaço disponível mais divertida a brincadeira se tornava. Tinha como objetivo  "prender todos os ladrões". 

Como se brinca?

A brincadeira começa separando a turma em dois grupos, um de "políciais" e outro de "ladrões". 

O início da partida se dá com o grupo de "policiais" no centro do ambiente em que se vai brincar, enquanto a equipe conta até 10, a outra tem que fugir. 

Em seguida o grupo de "policiais" devem sair  à caça para prender os "ladrões" que vão escoltados até o centro da brincadeira, ou algum lugar considerado como a "prisão". 

Para dificultar a ação dos policiais, os prisioneiros podem  ser resgatados. qualquer membro da equipe de "ladrões" livre conseguir chegar até a "prisão" sem ser pego, com um toque de mão ele liberta o "preso" que volta para a brincadeira.  O jogo só termina quando todo o grupo de "ladrões" estejam "presos". A brincadeira recomeça invertendo os grupos, ou sorteando novos "ladrões" e "policiais".

Detetive

Outro passatempo que as crianças adoravam era brincar de Detetive. Nessa brincadeira qualquer um poderia se tornar  um detetive particular com habilidades incríveis para descobrir o assassino e as vítimas. Uma brincadeira que exige atenção redobrada pois todos eram "suspeitos"

Como é a brincadeira? 

De acordo com o número de jogadores, recorte pedaços de papel de tamanhos iguais. Em um deles escreva a palavra "detetive" e em outro "assassino" deixando os demais  papéis em branco. 

Cada jogador sorteia um papel, sem deixar que os demais vejam. Os participantes que tirarem o papel em branco são as vítimas.

Discretamente, o jogador que tirar a palavra "assassino" deve observar a vítimas e piscar para cada uma delas, que devem dizer "morri" assim que forem feitas de alvo. 

 O detetive por sua vez, deve tentar descobrir quem é o assassino, antes que todas as vítimas "morram. 

 Cabe também ao assassino, tomar cuidado para não piscar para o detetive e ser preso.

Quando o assassino for desvendado ou o detetive eliminado, os papéis são redistribuídos e o jogo recomeça. 

 Somos 3 marinheiros da Europa.

Um jogo de mímica, que exigia além de muita criatividade, agilidade para fugir dos "marinheiros" .

Formam -se  dois grupos, um em frente ao outro, numa distância de uns 2 metros separados por uma linha.

Depois do par ou ímpar, o primeiro grupo escolhe uma mímica que apresentará ao outro grupo. saem caminhando em direção ao outro, enquanto repetem:  "Somos 3 cavaleiros da Europa".

O outro grupo por sua vez rebate: "Que vieram fazer?"

Os cavaleiros respondem: "combater"

O segundo grupo: " Combate primeiro pra nós "ver".

Assim os cavaleiros começam a fazer a mímica combinada enquanto o segundo grupo tenta acertar. 

 Quando acertam a resposta, correm atrás do primeiro  grupo e aprisionam os que conseguirem pegar.

A brincadeira recomeça, invertendo os papéis dos grupos.

Ficou com gostinho de saudade?  Que tal ensinar para a criançada? As brincadeiras  são uma ótima forma de fazer as crianças saírem da rotina, deixarem o sofá de lado e se exercitar.