Bate-papo sobre cinema e intervenções artísticas animam o sábado no Sesc Taubaté

Atividades acontecem dentro e fora da unidade do Sesc


O Sesc Taubaté oferece no sábado em dois horários, às 9h30 e às 14h, a oficina Construção de Controle Arcade. Essa atividade ensinará os participantes a construírem um controle arcade confeccionado em MDF. Com esse controle é possível jogar diversos consoles e em qualquer TV.

Às 14h acontece a Oficina de Maquiagem Síria, com a maquiadora profissional, Yamam. Ela vai ensinar a arte e a beleza da maquiagem síria. Cada participante deverá trazer seu kit de maquiagem pessoal (baton, lápis de olho, delineador, base). Vagas limitadas. Inscrição na Central de Atendimento.

No mesmo horário também ocorre o bate-papo O Humor no Cinema: Do Mazaroppi ao Tapa Olho Experimental. Neste bate papo, será apresentado um panorama das transformações do humor no cinema, abordando as aproximações e os distanciamentos entre as formas como Mazaroppi e Tapa Olho trabalham o humor no cinema. Amácio Mazaroppi foi ator e cineasta paulistano que alavancou o cinema no vale do paraíba durante a década de 50 e se consagrou como uma das maiores personalidades do humor no Brasil. De lá para cá, o gênero cinematográfico da comédia vem sofrendo transformações e, hoje, um dos expoentes do humor no Vale é o Tapa Olho Experimental. Diretor e roteirista, trabalha desenvolvendo e escrevendo projetos com grandes produtoras brasileiras, especialmente comédias. Dirigiu uma série de humor veiculada no Comedy Central e Netflix e já teve curtas-metragens exibidos em festivais como a Mostra Internacional de São Paulo e Durban Internation Film Festival. Está em desenvolvimento do seu primeiro longa-metragem, cujo roteiro foi finalista do concurso Guiões.

Continuado a Semana de Arquitetura em parceira com a UNITAU, na parte da manhã na praça Dom Epaminondas ocorrem duas intervenções. O espetáculo de dança Balões, com Cia. Etra de Dança Contemporânea acontece às 10h. Nesta Intervenção os performers, com balões amarrados às articulações, propõem um diálogo com a arquitetura e o público, buscando na ocupação dos espaços, provocar a curiosidade do espectador.

Após a dança ocorre o FlashMob de Maracatu, às 11h, com o grupo Baque do Vale. O grupo há cerca de 20 anos estuda e difunde o maracatu de baque virado em Taubaté, com ensaios abertos realizados em diversos espaços da cidade. A apresentação será realizada com 20 batuqueiros, seguida de vivência de maracatu aberta ao público.