Arte Contemporânea é tema de palestra gratuita em São José

Evento acontece na Galeria Poente, nesta quinta-feira (7), a partir das 19h


A Galeria Poente, em São José dos Campos, recebe na próxima quinta-feira (7) a palestra gratuita com o tema "Arte Contemporânea", ministrada pela Mestra em Produções Artísticas e curadora portuguesa Célia Barros. O evento acontecerá das 19h às 21h, com entrada gratuita.

O termo "Arte Contemporânea" surgiu nos anos 60 como contraposição ao que se entendia como arte moderna. Pretendendo delinear o que de mais atual acontece na produção artística, a expressão acaba gerando diversas confusões e constrangimentos que serão abordados neste encontro.

A conversa abordará também questões como a materialidade e como acontecem os processos criativos, quem define o que é ou não Arte Contemporânea, entre outros assuntos.

"A ideia é fazer uma introdução a Arte Contemporânea para pessoas que tenham curiosidade sobre o assunto. Vou trazer algumas das principais questões, como a diferença entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea e o desafio para compreender a produção atual, mas os participantes poderão colocar suas questões também. Então a ideia é que as pessoas possam participar e trazer suas contribuições, em um formato que se situa entre a palestra e a troca de ideias", conta Célia Barros.

Célia Barros

Mestra em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, desde 2008 Célia Barros dirige a produtora cultural Homens de Saia - Utopias possíveis que sonha, cria e produz exposições de artes visuais. Desde então desenvolve projetos de exposições onde articula ações de curadoria e mediação em arte contemporânea.

Galeria Poente

Localizada na Avenida Anchieta, região central da cidade, sob o comando do empresário Paulo Henrique Rosa, a Galeria Poente visa a venda de obras de arte, promover encontro entre artistas, além de contribuir culturalmente para a cidade de São José dos Campos. Com um projeto arquitetônico pensado para exposições de artes, a Poente exibe artistas contemporâneos que trabalham com os mais diversos suportes (pintura, desenho, fotografia, escultura, entre outros). Além disso, o espaço é utilizado para realização dos mais diversos eventos culturais e corporativos.

Serviço

Palestra de Arte Contemporânea com Célia Barros

Data: 07/11

Horário: das 19h às 21h

Local: avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada