Arraiá Brasil Japão supera expectativas na região

Evento diferenciado reuniu cerca de 15 mil pessoas em São José dos Campos numa festa típica brasileira com toques orientais


Bolinho caipira, vinho quente, quentão, canjica, entre outras delícias da nossa tradicional festa junina fizeram parte do cardápio do Arraiá Brasil Japão. A novidade ficou por conta da culinária japonesa que fez parte deste tema que tanto faz sucesso no Brasil.

Para Lilian de Paula, organizadora do evento, a ideia foi reunir a gastronomia dos dois países, já que há um grande número de japoneses e descendentes vivendo aqui. “Foi uma forma de valorizar a cultura tradicional brasileira como também a cultura japonesa, tão apreciada pelos brasileiros”, explica.

Comidas típicas Para os amantes das festas juninas o Arraiá Brasil Japão contou com diversas opções gastronômicas, entre elas, bolinho caipira, bolinho gourmet, chá de amendoim, vinho quente, quentão, quentão de morango, canjica, arroz doce, caldos de tacacá e caranguejo, além de caldos com sabores diversos (verde, feijão, mandioca), entre outras delícias que atraiu o público. Já para quem aprecia a culinária japonesa, pratos como yakisoba, temaki, hot roll, guioza, kami, harumaki, harumaki, udon, tempurá, burguer de wagyu estão entre os que foram oferecidos durante o evento.

Apresentação cultural Durante o evento aconteceu uma apresentação de Taiko, instrumentos musicais que são manuseados por personagens orientais. “São instrumentos que expressam sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados. Tudo isso baseado na crença e cultura japonesa”, explica a organizadora Lilian de Paula.

O Arraiá Brasil Japão aconteceu no estacionamento do Shibata, em São José dos Campos. Durante os dias de evento, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local.