Abertas inscrições em Lorena para o XIII Cinefest Gato Preto

O Cinefest Gato Preto se caracteriza por ser um espaço intimista de encontro com a diversidade da produção brasileira de curtas-metragens




Lorena será palco da 13ª edição do Cinefest Gato Preto, um importante festival de curta-metragem do estado de São Paulo que acontece anualmente. O evento tem por objetivo estimular a produção local e promover a atividade artística no Vale do Paraíba e já está com inscrições abertas.

O XIII Cinefest Gato Preto acontecerá entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, no UNIFATEA. As inscrições já estão abertas e vão até 31 de julho pelo site do Festival. O evento conta com apoio da Prefeitura de Lorena e a divulgação das obras selecionadas será em 10 de outubro.

O Cinefest Gato Preto se caracteriza por ser um espaço intimista de encontro com a diversidade da produção brasileira de curtas-metragens. As sessões são divididas por áreas do cinema, assim como os convidados dessas áreas são chamados para representar o filme e debater sobre seu processo.

São aceitos filmes brasileiros, de temática livre, com até 25 minutos e tendo sido finalizado (data de estreia ou inédito) a partir de novembro de 2015, desde que não tenham sido exibidos no festival em anos anteriores. Também não podem se inscrever filmes que estejam disponíveis online.

Os cartazes dos filmes são lembrados e valorizados, sendo expostos digitalmente no site do Gato Preto e fisicamente, para os que conseguem enviar seus cartazes. O melhor deles é votado e premiado, dando aos autores de cartazes uma visibilidade maior.

Outro diferencial do Gato Preto é pensar sustentabilidade como cadeia de valor. Ou seja, o Festival busca entender quem faz curtas no Brasil, como faz, quais as práticas, temáticas, tamanhos de produção e impactos sociais. Para isso a Avesso Sustentabilidade elaborou uma pesquisa que, neste ano, o Gato Preto disponibiliza para todos os inscritos. Nos anteriores só participaram os selecionados.