52° Semana Cassiano Ricardo comemora 90 anos da obra ?Martim Cererê?

Semana terá programação de 20 a 27 de outubro, com várias atividades em diferentes locais da cidade


Em sua 52ª edição, a Semana Cassiano Ricardo traz neste ano uma programação que tem como destaque os 90 anos de lançamento do livro de poesias Martim Cererê, uma das mais importantes obras do poeta joseense. A semana será aberta no próximo sábado (20), às 20h, com um espetáculo do Coro Jovem de São José dos Campos, no Teatro Municipal.

A programação segue até o dia 27 e conta com participações da Academia Joseense de Letras, dos jornalistas e escritores Júlio Ottoboni e Luiz Octávio de Lima, artistas, poetas e grupos musicais da cidade. Um espaço maior foi aberto  neste ano para participação de estudantes das redes pública e privada, como forma de popularizar cada vez mais a história e a vida deste importante ícone na literatura joseense.

Neste período serão realizados debate, intervenção teatral, show, sarau, apresentação de livro, palestra, espetáculo musical e entrega do troféu Cassiano Ricardo à cientista social e folclorista Angela Savastano. As atividades serão realizadas em diferentes locais da cidade, como o Teatro Municipal e o Museu Municipal, Praça João Mendes (Praça do Sapo), casas do idoso (sul e norte) e Parque Vicentina Aranha.

Martim Cererê

“A obra Martim Cererê representa o ponto alto da vertente nacionalista e ufanista do verde-amarelismo. Constituído de poemas de formas e ritmo variados, neste livro, Cassiano descreve a formação do povo brasileiro e a saga na constituição do território nacional”. As afirmações são do jornalista e escritor Júlio Ottoboni, estudioso da vida e obra de Cassiano Ricardo.