35ª Festa de Iemanjá reúne 5 mil pessoas em Caraguatatuba

A 35ª Festa de Iemanjá reuniu cerca de 5 mil pessoas na praia do Centro de Caraguatatuba.


Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento contou com 45 tendas montadas ao longo da praia. Festeiros de várias cidades estiveram no local como Jacareí, Mogi das Cruzes, Campinas, São Paulo, Itatiba, Guaratinguetá, Taubaté, Santas Izabel, São José dos Campos, além das cinco casas de Caraguatatuba.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, o secretário adjunto, Cristian Bota, o idealizador da festa, Milton Balbino, a representante da Casa Esmeralda, Cristiane Tirado e o Pai Alberto de Ogum, representante da Abratu (Associação Brasileira dos Religiosos de Umbanda, Candomblé e Jurema).

abertura da festa contou com a apresentação do Grupo Odé da Mata, depois a apresentação do Og? Ruan Caires, do Templo Escola Fraternidade e Luz de Caraguatatuba e Canto do Hino de Abertura pelo Ogã Guilherme Correia, da Casa Tuccca Caraguatatuba.

"É o segundo ano que participamos da festa. Agradeço a atual gestão, pois as casas tem uma dívida de gratidão pelo apoio que recebem. Somente no ano passado, atendemos mais de 300 pessoas", destaca a representante da Casa Esmeralda, Cristiane Tirado.

Quem também agradeceu o apoio e parceria pela religião foi o Ogã Guilherme Correia, da Casa Tuccca Caraguatatuba.

Pai Alberto de Ogum, representante da Abratu, reforça a abertura de novas casas no Litoral Norte. "Novas casas estão nascendo e vemos essa linda missão do prefeito de apoiar cada vez mais a festividade. Já estamos pensando em abrir uma sede da Abratu no Litoral Norte".

Emoção marcou o discurso do idealizador da festa, Milton Balbino. "Ajudei a construir a imagem de Iemanjá e hoje vejo a grandeza da festa. Só tenho a agradecer a Secretaria de Turismo e ao prefeito que tem dado muita força ao umbandista".

Já o prefeito Aguilar Junior fez questão de lembrar dos 35 anos da festa. "É uma alegria imensa, enquanto gestor, poder ajudar a festa e homenagear essa referência da Umbanda, Senhor Milton. Quem toca no coração do ser humano é a religião. Agradeço a receptividade que tenho entre os umbandistas, fico muito feliz".