II Mutirão do Emprego em Caraguá oferece mais de 300 vagas de emprego

O evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com o PAT para suprir a demanda da alta temporada de verão no município


Mais de duas mil pessoas compareceram à Praça de Eventos, nesta terça-feira (1º/10), para tentar conquistar uma das 350 vagas oferecidas no II Mutirão do Emprego de Caraguatatuba.

O evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para suprir a demanda da alta temporada de verão no município de 37 empresas, entre bares, restaurantes, quiosques, pousadas, hotéis, ramos de alimentos e bebidas, supermercados, farmácias, entre outras.

Cada pessoa pode fazer até três entrevistas e as senhas começaram a ser distribuídas às 7 horas, conforme divulgado anteriormente, nos jornais, rádios, mídias sociais e nos sites da Prefeitura e do PAT.

Há seis meses desempregada, Maria Aparecida da Conceição Soares, 43 anos, chegou às 21 horas do dia anterior. "Já trabalhei em pousadas como auxiliar de serviços gerais e vim tentar uma colocação", contou.

Também visando um bom lugar na fila, Miriam Gomes dos Santos, 24 anos, chegou às 23h, para disputar um cargo numa empresa de zeladoria. "Sei que a concorrência é muito grande e as oportunidades são poucas. Por isso decidi passar a noite aqui. Com fé em Deus vou conseguir meu emprego. Experiência e disposição eu tenho", afirmou.

Outro que madrugou foi Wilson Gregório de Oliveira, 51 anos. "Cheguei às 3h. Trabalhei como zelador durante seis anos e quero voltar a atuar nesta função", disse.

Os empregadores que participaram do mutirão gostaram do evento. A gerente de Recursos Humanos do Supermercado Spani disse que o mutirão facilitou o encontro com os candidatos. "Disponibilizamos 33 vagas e pudemos entrevistar várias pessoas num mesmo local num tempo determinado", avaliou.

O proprietário do Restaurante Costelão, Gil Padilha, ficou impressionado com a quantidade de pessoas buscando o primeiro emprego. "Esse encontro atendeu nossas expectativas. Temos oito vagas e vamos contratar pessoas com e sem experiência. Quem chegou cedo demonstrou força de vontade, leva vantagem com certeza", destacou.

A gerente do quiosque Balaio Caiçara, no Massaguaçu, Ruana Franco, foi à procura de atendente de bar, caixa e auxiliar de cozinha. "Queremos pessoas com um perfil despojado, com boa comunicação e proativo", explicou.

Responsável pelo setor de Recursos Humanos do Hotel Paradise, Thiago da Silva Ferreira, concorda que essa iniciativa permite conhecer pessoalmente um pouco mais sobre o futuro empregado do que simplesmente receber currículos por e-mail.

De acordo com o supervisor operacional do PAT, Allan Tavares, o mutirão cumpriu seu objetivo. "Nossa intenção com esse evento foi facilitar o encontro entre candidatos e empregadores. Distribuímos 1.420 senhas. Esse número não foi determinado pela Prefeitura ou pelo PAT e sim pelas empresas e a disponibilidade de entrevistas. Obviamente, quem chegou com muitas horas de antecedência, conseguiu a entrevista", afirmou.

A coordenadora do PAT, Cláudia Rios, alertou: "O PAT continuará divulgando as vagas à medida que as empresas disponibilizem. Sempre surgem oportunidades e quem precisa deve estar atento".

O evento contou o apoio de várias secretarias municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Mirim.