Unidade da Petrobras na Bacia de Santos completa 11 anos e se prepara para a chegada de novas plataformas

Criada em 2006, UO-BS conta hoje com 15 plataformas em operação e produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia


A Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS), responsável pela atividade das plataformas marítimas em operação na maior bacia sedimentar marítima brasileira, acaba de completar 11 anos de criação.

Com produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), a unidade conta hoje com 15 plataformas em operação e se prepara para a chegada de novos sistemas de produção. Serão 15 novas unidades no pré-sal da Bacia de Santos até 2021, conforme o Plano de Negócio e Gestão 2017-2021 da Petrobras.

“A unidade tem tido muitos motivos para comemorar: em 2016, conseguimos colocar três novas plataformas em operação e iniciamos o escoamento de gás pelo gasoduto Rota 2. Graças ao bom desempenho desses empreendimentos, hoje estamos produzindo mais de um milhão de barris de petróleo por dia e entregando cerca de 29 milhões de metros cúbicos de gás natural ao mercado diariamente”, comemora o gerente geral da UO-BS, Osvaldo Kawakami.

No ano passado, começaram a operar no pré-sal da Bacia de Santos os FPSOs Cidade de Maricá (em Lula Alto), Cidade de Saquarema (em Lula Central) e Cidade de Caraguatatuba (no campo de Lapa).

Além disso, o aumento na exportação de gás também foi um dos destaques registrados pela UO-BS em 2016. Quatro FPSOs registraram maior entrega do produto em unidades de processamento da companhia e possibilitaram um aumento de entrega de gás na ordem de 16 milhões de metros cúbicos por dia, praticamente dobrando o volume diário entregue no início do ano pela Bacia de Santos.

Histórico - Criada em janeiro de 2006 como Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS), a UO-BS chegou à marca dos 100 mil bpd produzidos em maio de 2011. Mais tarde, em 2014, a unidade já operava 500 mil bpd. O volume de 1 milhão de barris de óleo operados pela Petrobras na Bacia de Santos foi alcançado em agosto do ano passado.