Tecnologia do carro aplicada ao RH: Volkswagen utiliza Inteligência Artificial para tirar dúvidas de empregado

Com aproximadamente 1.000 perguntas cadastradas, o sistema aprende a cada dia


A Volkswagen do Brasil foi a primeira marca no mundo a utilizar inteligência artificial do IBM Watson para responder perguntas sobre o funcionamento dos carros. Foi o Manual Cognitivo do Virtus, em 2018. Na primeira fase, o sistema estava disponível apenas em português e estava apto a responder 10 mil perguntas. Ele foi evoluindo, treinando e aprendendo sotaques e outros idiomas, e hoje conta com mais de 13 mil perguntas cadastradas, em português e espanhol, disponível também para o Tiguan, Jetta e o recém-lançado T-Cross.

Com base nessa tecnologia de Inteligência Artificial, a área de Recursos Humanos da Volkswagen desenvolveu o Assistente Cognitivo. A ferramenta está disponível para todos os 15.500 empregados em todo o Brasil, por meio do aplicativo VW&Eu, sendo capaz de responder perguntas sobre saldo de férias, banco de horas, plano médico, entre outros diversos serviços e informações de RH que agora estão disponíveis na palma da mão dos empregados horistas e mensalistas da empresa.

"A Volkswagen tem liderado as inovações tecnológicas nos veículos e também no modo de se comunicar com seus funcionários. Em 2017, lançamos o App VW&Eu, que tornou o contato entre a empresa e os empregados mais próximo e interativo. Agora estamos dando mais um passo, modernizando também o modo em que respondemos as principais dúvidas dos empregados, em relação aos serviços de Recursos Humanos", destacou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Marcellus Puig.

São aproximadamente 1.000 perguntas cadastradas até o momento, mas, assim como o manual do carro, o Assistente Cognitivo aprende a cada pergunta feita pelos empregados. Empregados de todas as fábricas da Volkswagen no Brasil participaram do desenvolvimento das questões, ajudando com os sotaques e jeitos de perguntar de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Lançado no final de novembro de 2018, já realizou aproximadamente 1.600 conversas. Entre os principais questionamentos feitos pelos empregados até o momento estão pedidos de segunda via de documentos e atualização de dados cadastrais.

Comunicação Interna Digitalizada

 Na VW do Brasil, a comunicação com os empregados é feita na velocidade da era digital. Para isso, a empresa conta com o aplicativo para celular VW&Eu, que divulga notícias da empresa e oferece os mais diversos serviços de RH (holerite, férias, banco de horas, transportes, vagas internas - com a possibilidade de se candidatar pelo App etc).

Lançado em maio de 2017, o aplicativo trouxe à palma da mão do empregado o acesso a informações e maior autonomia especialmente para os funcionários do chão de fábrica, que antes dependiam do gestor para consultar seus dados.

Grande sucesso, o App "VW&Eu" já teve o registro de quase 15 mil empregados cadastrados, o que corresponde a 96% do efetivo da empresa.

VW&Yo

A Volkswagen do Brasil também está auxiliando a Volkswagen Argentina no desenvolvimento do aplicativo VW&Yo, para os empregados argentinos, que contará com serviços semelhantes ao app VW&Eu, incluindo o Assistente Cognitivo de RH. A operação brasileira está compartilhando sua experiência no desenvolvimento do aplicativo, para ser replicado no país vizinho, com as devidas adaptações para as necessidades locais.

App VW&Eu em números

  • Quase 15 mil empregados utilizam o App (96% do total do efetivo da Volkswagen do Brasil)
  • Mais de 33 mil downloads realizados (mais de um celular  por registro)
  • Aproximadamente 1.000 perguntas cadastradas no Assistente Cognitivo de RH
  • Já foram feitas 1.600 conversas entre empregados e o Assistente Cognitivo