A Volkswagen do Brasil foi a primeira marca no mundo a utilizar inteligência artificial do IBM Watson para responder perguntas sobre o funcionamento dos carros. Foi o Manual Cognitivo do Virtus, em 2018. Na primeira fase, o sistema estava disponível apenas em português e estava apto a responder 10 mil perguntas. Ele foi evoluindo, treinando e aprendendo sotaques e outros idiomas, e hoje conta com mais de 13 mil perguntas cadastradas, em português e espanhol, disponível também para o Tiguan, Jetta e o recém-lançado T-Cross.
Com base nessa tecnologia de Inteligência Artificial, a área de Recursos Humanos da Volkswagen desenvolveu o Assistente Cognitivo. A ferramenta está disponível para todos os 15.500 empregados em todo o Brasil, por meio do aplicativo VW&Eu, sendo capaz de responder perguntas sobre saldo de férias, banco de horas, plano médico, entre outros diversos serviços e informações de RH que agora estão disponíveis na palma da mão dos empregados horistas e mensalistas da empresa.
"A Volkswagen tem liderado as inovações tecnológicas nos veículos e também no modo de se comunicar com seus funcionários. Em 2017, lançamos o App VW&Eu, que tornou o contato entre a empresa e os empregados mais próximo e interativo. Agora estamos dando mais um passo, modernizando também o modo em que respondemos as principais dúvidas dos empregados, em relação aos serviços de Recursos Humanos", destacou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Marcellus Puig.
São aproximadamente 1.000 perguntas cadastradas até o momento, mas, assim como o manual do carro, o Assistente Cognitivo aprende a cada pergunta feita pelos empregados. Empregados de todas as fábricas da Volkswagen no Brasil participaram do desenvolvimento das questões, ajudando com os sotaques e jeitos de perguntar de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Lançado no final de novembro de 2018, já realizou aproximadamente 1.600 conversas. Entre os principais questionamentos feitos pelos empregados até o momento estão pedidos de segunda via de documentos e atualização de dados cadastrais.
Comunicação Interna Digitalizada
Na VW do Brasil, a comunicação com os empregados é feita na velocidade da era digital. Para isso, a empresa conta com o aplicativo para celular VW&Eu, que divulga notícias da empresa e oferece os mais diversos serviços de RH (holerite, férias, banco de horas, transportes, vagas internas - com a possibilidade de se candidatar pelo App etc).
Lançado em maio de 2017, o aplicativo trouxe à palma da mão do empregado o acesso a informações e maior autonomia especialmente para os funcionários do chão de fábrica, que antes dependiam do gestor para consultar seus dados.
Grande sucesso, o App "VW&Eu" já teve o registro de quase 15 mil empregados cadastrados, o que corresponde a 96% do efetivo da empresa.
VW&Yo
A Volkswagen do Brasil também está auxiliando a Volkswagen Argentina no desenvolvimento do aplicativo VW&Yo, para os empregados argentinos, que contará com serviços semelhantes ao app VW&Eu, incluindo o Assistente Cognitivo de RH. A operação brasileira está compartilhando sua experiência no desenvolvimento do aplicativo, para ser replicado no país vizinho, com as devidas adaptações para as necessidades locais.
App VW&Eu em números
Quase 15 mil empregados utilizam o App (96% do total do efetivo da Volkswagen do Brasil)
Mais de 33 mil downloads realizados (mais de um celular por registro)
Aproximadamente 1.000 perguntas cadastradas no Assistente Cognitivo de RH
Já foram feitas 1.600 conversas entre empregados e o Assistente Cognitivo