Taubaté inaugura planetário para ensinar astronomia aos alunos da rede municipal


A escola municipal Sítio II (EMIEF Sgto. Everton Vendramel de Castro Chagas – Sítio Santo Antônio), inaugurou nesta quinta-feira, 1º de março, um planetário para alunos do ensino fundamental e médio. O equipamento foi inaugurado após a cerimônia de entrega das obras de revitalização da unidade.

O planetário oferece a possibilidade de intensificar os esforços de educação científica desenvolvidos na rede municipal. Por meio de um ambiente de imersão, onde se faz uso de filmes e softwares adequados, os alunos poderão ampliar a compreensão de fenômenos naturais, principalmente aqueles relacionados  à astronomia.

O planetário é composto de um domo com 6 metros de diâmetro por 3,5 metros de altura e um sistema de projeção full dome de alta resolução. O espaço interno comporta aproximadamente 35 pessoas e garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais por meio de uma entrada construída para esse fim. Além da utilização de filmes de conteúdo científico, é possível o uso de softwares de simulação do céu, onde é possível recriar diversos fenômenos de ordem astronômica.

Esse projeto é uma iniciativa do professor de Geografia, Felipe dos Santos, que desde 2013 realiza atividades de observação astronômica com uso de telescópios, envolvendo alunos e também a comunidade.