Taubaté debate projetos urbanos no 1º Workshop Cidades Mais Inteligentes

Projeto "Smart RMVale - Inteligentemente Juntos" é apresentado no Workshop Cidades Mais Inteligentes


Experiência da realidade imersiva com óculos de realidade virtualExperiência da realidade imersiva com óculos de realidade virtual (Foto : Lucca Santos)No último dia 14 de fevereiro, quinta-feira, o Instituto I.S. realizou o 1º Workshop Cidades Mais Inteligentes, na Estação do Conhecimento, em Taubaté

O evento contou com a presença de autoridades e convidados da iniciativa privada. Cerca de 80 pessoas puderam assistir a apresentação de Renato de Castro, que com seu vasto currículo na área de desenvolvimento urbano, apresentou o conceito das Smart Cities e Smart Regions. Ao final, ele realizou uma atividade de realidade imersiva usando a tecnologia de realidade virtual (RV), em que os presentes puderam, por meio dos óculos de RV, ter uma experiência real de passear por diversos projetos de cidades inteligentes, totalmente guiada pelo palestrante.

O objetivo do evento foi apresentar à prefeitos, Gestores Públicos Municipais e Estaduais, Diretores da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte - AGEMVALE, Diretores de Empresas, Universidades e Investidores uma experiência completa e imersiva sobre as novas tendências no desenvolvimento dessas Smart Citiespelo mundo, com foco na implementação de projetos urbanos nas cidades da região do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Litoral Norte e Região Serrana, e com foco específico para a implantação da 1ª SMART REGIONS do Brasil, denominada "Smart RMVale - Inteligentemente Juntos".

Após a palestra de Renato de Castro, aconteceu a apresentação do Case "DATA LAKE de Viena", com Marcos Marconi, responsável por projetos no âmbito do Smarter Together, uma das principais iniciativas na Europa para produção de soluções para problemas urbanos baseados em tecnologias de padrões abertos.

O evento aconteceu com parceria do Grupo Energy Telecom pelo CEO, que fez uma breve apresentação, realizada por seu CEO Giovani Mariotto.

Segundo Rodrigo França, idealizador do projeto e diretor do Instituto, "A RMVale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira tem todas as condições para se tornar a primeira SMART REGIONS do Brasil. Desde que ela foi criada em 2012, o Instituto I.S vem trabalhando seus princípios norteadores em seus projetos, ações e pesquisas, diversificando suas atividades e iniciativas, cumprindo, dessa forma, sua função estatutária e missão de permitir que pessoas, empresas e governo se desenvolvam muito além do fator econômico, abrangendo também os âmbitos educacional, cultural, social, ambiental, tecnológico e humano".

O Workshop Cidades Mais Inteligentes teve como patrocinadores a Real Educação, Fapeti, Instituto Esperança IESP e Tralfer, e como parceiros estratégicos a Coresec, Energy Academy, We4City e Unitau.

Sobre o Instituto I.S.: O Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana é um think thank em forma de associação de indivíduos especializados, devidamente constituída e cadastrada, que difunde conceitos inovadores, desenvolve projetos multidisciplinares, cria ecossistemas de negócios compartilhados, proporcionando pesquisas e discussões sobre assuntos econômicos, ambientais, turísticos, estratégicos, tecnológicos e culturais, englobando também diversos outros temas. Desde 2015, atua em prol da construção de uma agenda de trabalho única e inteligente entre os três setores para fazer da RMVale a primeira Smart Regions do Brasil.