São Jose dos Campos sedia 3ª edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira

No encontro, serão discutidos os benefícios socioeconômicos gerados pelo setor espacial e perspectiva para a indústria espacial brasileira


Representantes das agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia estarão reunidos no Parque Tecnológico São José dos Campos, no Vale do Paraíba, nos próximos dias 19 e 20 de novembro. As comitivas se encontrarão na 3ª edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira, evento que será promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O objetivo do fórum é criar um ambiente de debate, troca de ideias e possibilidades de ampliar os negócios para o desenvolvimento do setor da indústria espacial, além de promover maior integração da indústria nacional com o ambiente global.

O 3º Fórum da Indústria Espacial traz como tema "Economia Espacial e Negócios". No encontro, serão discutidos os benefícios socioeconômicos gerados pelo setor espacial e as aplicações possíveis, novos modelos de negócios aplicáveis ao setor, perspectiva para a indústria espacial brasileira, e as conexões da tecnologia espacial com outros setores produtivos.

Profissionais renomados do Brasil e exterior estão confirmados no encontro estarão onde  irão compartilhar experiências de suas instituições na área espacial.

O fórum tem como parceiros o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico São José dos Campos.

Palestrantes:

Thomas Engler, diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Kennedy Space Center (NASA), que apresentará Modelos Comerciais para o Setor Espacial;

Masami Onoda, diretora da Agência Espacial Japonesa (JAXA),  que abordará o mesmo tema do representante dos Estados Unidos;

Luciano Giesso,  diretor de vendas da startup Argentina do setor espacial Sattelogic, que vai falar sobre aplicações espaciais;

Marc Serres, presidente da Agência Espacial de Luxemburgo;

Sidney N. Nakahodo , co-fundador e CEO da New York Space Alliance (NYSA), o co-embaixador da Singularity University New York City e docente da Universidade de Columbia (EUA)

Também estarão presentes profissionais do setor espacial brasileiro, o presidente da AEB, Carlos Moura, o diretor de Transporte e Licenciamento da AEB, Paulo Vasconcellos, o diretor de estudos setoriais de inovação e estrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), André Rauen, entre outros irão abordar temas relacionados à área espacial no Brasil.

Mais informações, programação completa do evento acesse: http://forumindustriaespacial2019.aeb.gov.br/