Principais redes sociais sofrem por instabilidade nesta quarta-feira (13)

Usuários reclamam de problemas para acessar Facebook, Instagram e WhatsApp


Em sua conta oficial no Twitter, o Facebook se pronunciou ás 14h49 sobre os problemas enfrentados pelos usuários ao tentarem fazer login ou navegar pelos aplicativos da empresa: "estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo dificuldade em acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver isso o quanto antes". Ela também explica que "o problema não está relacionado a um ataque DDoS".

Ao tentar fazer login no Facebook, você pode se deparar com a seguinte mensagem: "no momento, o Facebook está fora do ar para uma manutenção obrigatória, mas deve voltar em alguns minutos". Quando já está logado, o usuário encontra mensagens de erro ao tentar realizar alguma ação.

O Instagram tem um aviso diferente: "Não foi possível se conectar ao Instagram. Verifique se você está conectado à Internet e tente novamente". O aplicativo pode dizer apenas que "ocorreu um erro de rede desconhecido".

Enquanto isso, no WhatsApp só é possível trocar mensagens de textos, pois o envio de mídias não está funcionando corretamente. Imagens, vídeos e áudios não completam o carregamento.

Alguns usuários do Twitter comentam as falhas e levantam hipóteses sobre a queda dos aplicativos. Uma delas é de que estaria relacionada ao compartilhamento de imagens do ataque à escola em Suzano. A informação não foi confirmada. O DownDetector, que reúne uma série de relatos mostrando onde os sites estão fora do ar, aponta que os serviços caíram no Brasil, nos EUA e em várias partes da Europa.