Perca o medo do Teorema do Confronto

Duas funções, ambas convergentes para o mesmo limite


Mesmo as pessoas que ingressaram na área de exatas por terem afinidade com os cálculos, podem se ver envoltas em dúvidas diante de assuntos relacionados a disciplinas ao longo do curso. Um deles é o Teorema do Confronto, método usado para resolver questões de limites.

Os limites são um dos primeiros conteúdos que os alunos estudam na matéria de Cálculo. Como existem vários métodos para resolvê-los, muitos alunos acabam não estudando tanto este teorema por ele ser diferente e não se parecer com os outros métodos que aluno viu até então. Apesar disso, é algo comum de cair nas provas de áreas de exatas.

O Teorema do Confronto é uma das ferramentas para resolver limites. Alguns desses limites, geralmente envolvendo senos e cossenos, inclusive, só podem ser resolvidos por meio dessa abordagem. Então, o aluno deve compreendê-lo.

É o que explica Ruan Teixeira, engenheiro e coordenador pedagógico do Responde Aí, plataforma online para estudo de exatas. "Algo que costuma ocorrer é o assunto acabar ficando de lado na hora do aluno priorizar o estudo. Os limites nos quais é preciso lembrar de produtos notáveis e fatoração acabam recebendo muito mais atenção. Uma dica legal é que o teorema do confronto demanda bem menos tempo de estudo, então vale a pena dar uma olhada e treinar um pouco para chegar bem preparado na prova", ressalta.

De acordo com Ruan, a melhor forma de absorver esse conteúdo é fazendo vários exercícios de limites que precisam do teorema para ser resolvidos. Dessa forma, o aluno consegue assimilar quando o teorema deve ser usado, e qual é o passo a passo para resolver as questões.

Para ele, o estudo online pode ajudar a entender este conteúdo de uma vez por todas.

"Acredito muito que uma das melhores maneiras de aprender o Teorema do Confronto - e vários outros conteúdos- é ver alguém fazendo junto com você. Esse tema por exemplo, tem um passo a passo, uma receita de bolo que resolve a grande maioria das questões. Então, a possibilidade de estudar online com vídeos de professores resolvendo exercícios é extremamente benéfica", diz.

Aprendendo Teorema do Confronto

Para quem está passando por maus bocados estudando essa matéria, segue um resumo preparado pelo Responde Aí para ajudar na compreensão:

Teorema do Confronto (ou Teorema do Sanduíche)