Observatório de Astronomia e Física da Univap reabre em março

Visitas gratuitas acontecem todas as quartas-feiras




O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, em São José dos Campos, será reaberto em março para a temporada de visitas 2017. Realizada todas as quartas-feiras às 19h, a visita não precisa de agendamento e a entrada é gratuita. Além das observações, mini palestras são ministradas para auxiliar na atividade, manuseio e apreciação com a utilização de um telescópio.

Inaugurada em 2011, o observatório já recebeu mais de 8 mil visitantes, entre escolas públicas e privadas, grupos de pesquisadores e aficionados pela astronomia. Mais de 100 eventos já foram realizados, entre eles a observação do trânsito de mercúrio, realizado em maio de 2016 e a observação da super lua em 2015, onde reuniu cerca de 3 mil pessoas. Em 2017 o calendário de eventos celestiais está repleto de atividades possíveis à observação, entre eclipses solares e lunares, além de diversas chuvas de meteoros.

O local é equipado com seis telescópios, sendo um automatizado montado em uma cúpula no alto do prédio, com 30cm diâmetro e outros cinco ópticos portáteis, além de um espaço para exposições permanentes ou temporárias e um auditório para atividades de ensino, extensão e pesquisa.

Todas as visitas contam com a monitoria e auxílio de professores, alunos e pesquisadores do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da universidade. O objetivo da iniciativa é divulgar e estimular a curiosidade para as ciências exatas. Não é necessário o agendamento para as visitas, apenas com exceção para grupos acima de 10 pessoas pelo link www.univap.br/observatorio