O futuro da engenharia com a Indústria 4.0

Profissionais da área têm na tecnologia um possível ativo que exige muita dedicação


Os profissionais da engenharia de produção têm no avanço tecnológico um possível facilitador: todos os processos e sistemas a serem analisados pelos engenheiros podem ser impactados pela tecnologia. No entanto, vale ressaltar que as novidades são sempre algo a ser estudado e demandam muita dedicação e disposição do trabalhador para conseguir integrá-las ao processo.

O papel do engenheiro de produção pode ser facilitado ou dificultado com a tecnologia. A chamada indústria 4.0, intitulada quarta revolução industrial por alguns, apresenta um momento de quebra de paradigmas e de mudança nos costumes em todos os âmbitos da atividade humana. Uma das marcas desse momento histórico são a agilidade e a diminuição de distâncias entre as pessoas.

Dessa forma, a profissão do engenheiro de produção encontra na tecnologia uma ferramenta que pode ser extremamente proveitosa para o aperfeiçoamento de seu desempenho. Afinal, o papel desse profissional é gerenciar todos os processos pelos quais uma empresa passa com a diminuição do custo e desperdício aliada à maior inteligência e integração do processo.

O engenheiro de produção deve otimizar o processo desde a coleta da matéria-prima até o destino final do produto. Assim, é essencial que esteja atualizado quando o assunto abrange novidades na área de tecnologia, com inovações e tendências.

Esse conhecimento estará ao lado de outros essenciais ao profissional, como questões ambientais, economia, logística e também a área social, pois a otimização não pode ser realizada sem responsabilidade.

Assim, os engenheiros, que já contam com uma graduação multidisciplinar, têm mais um assunto com o qual se preocupar. O planejamento logístico, a sustentabilidade do negócio, o controle de uma empresa em um processo, a análise de risco e a gestão de tecnologia não podem ser vistos de maneira separada de possíveis avanços que a sociedade vive. De certa forma, o profissional só tem a ganhar, porém, deve se lembrar de seus tempos de vestibular e se dedicar aos estudos.