INPE acompanha nesta sexta-feira o lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS 04A

Evento terá início às 22h30 do dia 19, diretamente da base de lançamento de Taiyuan, na China.


Esse é o sexto satélite a ser lançado pelo Programa Sino Brasileiro de Recursos Terrestres INEP / DivulgaçãoEsse é o sexto satélite a ser lançado pelo Programa Sino Brasileiro de Recursos Terrestres INEP / Divulgação É grande a expectativa para  lançamento  do satélite CBERS 04ª, um programa binacional desenvolvido pelo Programa Sino Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS). O programa para a construção de satélites foi firmado em 1988, entre os governos do Brasil e da China, com os dois países dividindo 50% os investimentos.

Previsto para as 00h21 (horário de Brasília), o lançamento acontecerá na base de em Taiyuan, na China, com o equipamento acoplado ao foguete Longa Marcha 4B. Tudo será acompanhado por áudio, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos.

Com seus mais de 30 anos, o programa está agora na segunda geração de satélites construídos na parceria. O CBERS 04A é o sexto satélite da parceria com os chineses e irá garantir a continuidade no fornecimento de imagens que beneficiam o sistema de gestão do território do próprio governo, a pesquisa nas universidades e o desenvolvimento de empresas privadas que geram emprego e renda com tecnologia espacial.

O satélite CBERS-4, lançado em dezembro de 2014, continua em órbita e operacional. Com os dois satélites, o país terá o dobro de imagens disponíveis e com melhor resolução espacial a seus usuários.