Gerador Solar é integrado ao Satélite CBERS 04A que será lançado em dezembro

O gerador é responsável pela captação da luz solar e pela sua conversão em energia elétrica, essencial ao funcionamento de todos os sistemas e subsistemas que compõem o satélite


No próximo dia 17 de dezembro será lançado o satélite CBERS 04ª, resultado do Programa CBERS (China Brazil Earth Resources ou Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Na terça-feira (26) foi concluído o programa de testes do Gerador Solar (SAG - Solar Array Generator) no Centro Técnico da Base de Lançamento de Satélites de Taiyuan (TSLC). O gerador foi  integrado ao CBERS 04ª.

O satélite será lançado no dia 17 de dezembro, à 00:21 (horário de Brasília), pelo foguete chinês Longa Marcha 4B. A Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) é responsável pelo desenvolvimento dos satélites do Programa CBERS pelo lado chinês e, pelo Brasil, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para os testes de abertura e iluminação dos painéis, o SAG é conectado mecânica e eletricamente ao satélite. Os painéis do SAG são mantidos suspensos a um trilho através de pontos de fixação, o que também permite simular a sua abertura, operação que será realizada logo após a colocação do satélite em órbita.

De acordo com o INPE, o Gerador Solar é responsável pela captação da luz solar e pela sua conversão em energia elétrica, essencial ao funcionamento de todos os sistemas e subsistemas que compõem o satélite. O SAG foi fabricado em fibra de carbono, o que garante alta resistência e durabilidade, e seus painéis possuem a dimensão de 6,3 x 2,6 m (mais de 16 metros quadrados), pesando apenas 55 quilos.