Dicas de segurança ao manusear as máquinas de corte a plasma


Ao manusear máquinas de corte a plasma o soldador deve manter atenção em todo o processo de soldagem e de corte.

O processo de corte de plasma é um dos mais seguros comparados com outros tipos de corte, por não envolver gases altamente tóxicos e inflamáveis.

Mas, ainda sim, são necessários alguns cuidados básicos para que a execução do processo seja feita com qualidade e segurança.

Cuidado com os olhos

O cortador de plasma produz uma radiação que emite raios ultravioletas e infravermelhos que pode prejudicar os olhos, com queimaduras, e até a pele. 

É necessário a utilização de uma máscara que protege os olhos da radiação e também de qualquer tipo de metal quente, pequenas faíscas e resíduos que podem originar durante o processo.

Gases e vapores

O local para o corte de metais por plasma também é de extrema importância. Alguns tipos de materiais geram vapores, que podem estar ligados a sua composição, habilidade do operador, limpeza da chapa ou ventilação do local.

Por isso, o local para realização do corte a plasma deve ter boa ventilação ou até um sistema de exaustão. O ideal é nunca manusear uma máquina de corte a plasma em locais muito fechados.

Além disso, é interessante que o operador do corte de plasma tenha ciência do material que está sendo utilizado, sabendo a maneira correta de se proteger. Uma chapa de zinco, por exemplo, cria gases altamente tóxicos e prejudiciais à saúde.

Metais incandescentes

Durante o corte plasma manual é comum que alguns metais incandescentes acabe respingando no soldador.

Por isso, equipamentos como botas com solado isolante, perneiras ou avental em couro, luvas de raspa, máscaras ou capacete, óculos de proteção e abafador de ruído são obrigatórios.

Além disso, por conta destes respingos é essencial que os local de corte tenha um extintor de CO2 - nunca de água ou espuma por conta da eletricidade dos equipamentos -, que pode ser substituído por um balde de areia.

Proteção para ruídos

A proteção contra ruídos também é indispensável. Uma máquina de corte a plasma não gera tanto ruído sozinha, mas a junção de todo o ambiente de trabalho, como polimento de materiais ou descarrego de materiais, pode ser.

Por isso, é importante escolher o equipamento de segurança que mais se adequa ao local de trabalho no qual o operador se encontra.