Desligamento do sinal analógico na região do Vale do Paraíba começa nesta quarta, 29/11

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem




O desligamento do sinal analógico da TV na região do Vale do Paraíba será nesta quarta-feira (29/11). O processo de desligamento segue até dia 17/01/2018.

A medida foi tomada porque não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%). No Vale do Paraíba o percentual auferido foi de 88%, segundo pesquisa realizada entre os dias 13 e 25 de setembro de 2017. A amostra contou com 1.078 entrevistas.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.

Apenas parte do interior paulista vai ser digitalizada neste momento. Outras partes do estado serão digitalizadas em 2018.