Confira 7 dicas para montar uma sala de cinema em casa

O acesso à internet e a criação de serviços de streaming aumentaram as opções, mas manteve o desejo de muitos por ter uma sala de cinema.


A televisão mudou. Agora os consumidores têm mais opções para assistir a filmes e programas. O acesso à internet e a criação de serviços de streaming aumentaram as opções, mas manteve o desejo de muitos por ter uma sala de cinema. Montar um ambiente especial para reunir toda a família é o sonho de muitos. Confira como transformar essa ideia em realidade!

1- Não comprar tudo

Mais importante do que montar uma sala de cinema de uma só vez, é esperar para encontrar os melhores produtos. É isso o que aconselha a arquiteta Luciana Paixão. "Dada a forma como a tecnologia é atualizada atualmente, você não encontrará o que há de mais avançado e inovador em todas as categorias ao mesmo tempo. Então, se você tentar comprar todas as partes juntas, acabará comprometendo e talvez precise de uma atualização mais cedo do que imaginava", afirma.

2- Televisor

Se a ideia é aproveitar as novas criações do audiovisual, vale mais a pena optar por uma SmartTV. Esse modelo de televisor se conecta à internet e, por isso, permite ver vídeos do Youtube e acessar a Netflix.

Porém, os modelos tradicionais também podem se transformar em aparelhos inteligentes, com a ajuda de um dispositivo especial. Além disso, eles oferecem um custo-benefício maior, de acordo com a arquiteta. "Procure comprar TVs antigas que não tenham conectividade com a internet ou aplicativos. Eles serão mais baratos e os modelos mais antigos, geralmente, são fortemente descontados quando a empresa deixa de fabricá-los", afirma.

3- Iluminação

Para garantir aquela atmosfera de cinema, vale a pena adotar uma iluminação especial. Em vez de ter apenas uma luminária central, é preferível usar spots nas paredes ou por todo o teto.

4- Home theater

Além de dispor de um televisor de alta qualidade de imagem, é importante contar também com um som potente. Nesse sentido, o aparelho de home theater continua sendo a melhor opção.

Para escolher o aparelho mais adequado, é preciso levar em consideração o espaço disponível. Em uma sala pequena, um equipamento de potência menor é suficiente, pois evita que as emissões se tornem desconfortáveis. Por outro lado, se o espaço for grande, é possível instalar mais de uma caixa de som, uma em cada canto do ambiente, por exemplo.

5- Cortina

Uma cortina adequada também pode fazer a diferença e proporcionar aquela sensação de comodidade ao ambiente. Como cinema não combina com claridade, é fundamental escolher uma cortina de tecido mais pesado e isole completamente o cômodo.

Os modelos do tipo blackout funcionam muito bem para esse propósito. Já o tamanho deve ser do teto até o chão, para cobrir toda a parede.

6- Sofá

Não existe um sofá perfeito para uma sala de cinema, pois essa escolha é completamente pessoal. Nesse momento, o indivíduo precisar nas experiências positivas e negativas que já teve ? e em quais modelos se sentiu mais confortável. A comodidade deve ser a palavra de ordem para escolher o sofá desse cômodo, afinal, todos querem assistir a um filme com toda a tranquilidade.

7- Salas pequenas

Quem tem sala pequena não precisa desistir do sonho de ter um cinema em casa. Uma das grandes alternativas é o uso da soundbars, um sistema sem fios que concentra toda a potência das caixas 5.1 em apenas uma barra de alto falantes e o seu subwoofer. Com relação às TVS, há muitas opções em FULLHD LED que têm excelente qualidade e preços acessíveis. "Essas duas peças básicas: soundbar e um boa TV trarão uma ótima qualidade e sensação de cinema em casa para locais pequenos", aconselha a arquiteta Luciana Paixão.