Confira 5 maneiras de usar o Windows 10 para economizar a bateria do seu notebook

Sistema possui funções como modo de economia de energia e uso da bateria por aplicativo


Se você tem um notebook com Windows 10, saiba que é possível otimizar a bateria do dispositivo e não ficar tanto tempo conectado à energia. É possível personalizar o uso da bateria por aplicativo, usar os modos avião e economia de bateria, entre outras medidas. Confira, abaixo, cinco dicas para tirar maior proveito do computador.

1 – Modo economia de bateria

Esse recurso realiza uma série de ajustes para gastar menos energia. A funcionalidade, já ativada previamente no Windows 10, desativa a sincronização de e-mails, as notificações push, coloca aplicativos em segundo plano e reduz o brilho, caso o usuário queira. Para definir o nível de bateria para que o modo seja ativado, vá para Configurações" > "Sistema" > "Bateria".

2 – Uso de bateria por aplicativo

Uma dica muito útil para quem se preocupa com o nível de carga é limitar o uso da bateria por aplicativo. O recurso diminui o trabalho do aplicativo assim que o sistema colocá-lo em segundo plano. Para ativar, clique em "Uso de bateria por aplicativo", abaixo do número de indicação da carga do notebook.

3 – Suspensão da tela

Se você fica muito tempo sem mexer no notebook, o ideal é que ele entre em modo de suspensão para gastar menos energia. A funcionalidade pode ser habilitada quando o dispositivo estiver carregando e quando ele está somente na bateria. Para personalizar, vá para "Configurações" > "Sistema" > "Energia e suspensão" e escolha entre as quatro opções, com intervalos entre um minuto e cinco horas.

4 – Modo avião

Se você vai fazer alguma tarefa que não depende da internet, pode ativar o modo avião para economizar bateria. Para ativar, abra a barra de tarefas e clique em “Modo avião”. Você também pode desligar individualmente o bluetooth. Para tanto, acesse "Configurações" > "Dispositivos" > "Bluetooth e outros".

5 – Fechamento da tampa

Outra maneira de economizar a bateria do notebook é escolher a função do fechamento da tampa. Dessa forma, toda vez que você estiver se deslocando de um local para o outro e estiver com o notebook dobrado, ele estará em modo de suspensão. Para habilitar a funcionalidade, vá em "Configurações" > "Sistema" > "Energia e suspensão" > "Configurações de energia adicionais" > "Escolher a função do fechamento da tampa".