Caraguatatuba é premiada no Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba

Prefeito da cidade destacou que não é possível um governo moderno sem estar aliado às novas tecnologias


A cidade de Caraguatatuba foi destaque no I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, sendo uma das agraciadas com o prêmio Projeto Inovador 2018, idealizado pela Rede Cidades Digitais. A cerimônia de premiação ocorreu na cidade de Monteiro Lobato, onde o encontro foi realizado.

A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu a honraria pelo fato de ter criado este ano a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação. A pasta é responsável pelo desenvolvimento e gestão do aplicativo utilizado pela Secretaria de Saúde (Sistema de Gestão: Saúde em Dia), a integração dos próprios públicos e instalação da rede wi-fi em 20 pontos da cidade, inclusive em comunidades rurais, como por exemplo, o Poço da Anta.

Para 2018, a pasta recebeu um orçamento na ordem de R$ 2,6 milhões. Já para 2019, a Secretaria da Tecnologia da Informação terá uma verba de aproximadamente R$ 10 milhões para o desenvolvimento de projetos. O prefeito Aguilar Junior esteve presente e destacou que não é possível um governo moderno sem estar aliado às novas tecnologias.

Aguilar Junior apresentou todas as tecnologias que serão utilizadas em Caraguatatuba envolvendo o conceito de smart city (cidade inteligente), que virou modelo para a Rede Cidades Digitais. Ele destacou os avanços da iluminação pública em LED, a compra de câmeras de monitoramento, a instalação das chamadas barreiras eletrônicas para identificação de veículos/pessoas e a aquisição de rádios comunicadores para o Plano Preventivo da Defesa Civil.