Avião cargueiro da Embraer é rebatizado com o nome de C-390 Millennium

O C-390 Millennium é um jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria


Antigo KC-390 rebatizado de C-390 Millennium - EmbraerAntigo KC-390 rebatizado de C-390 Millennium - Embraer (Foto : Agência Brasil)
Durante o evento Dubai Air Show, a Embraer e a Boeing anunciaram nesta segunda-feira (18) que o avião cargueiro multimissão produzido pela joint venture (nova empresa) foi rebatizado. A aeronave será chamada C-390 Millennium . A parceria entre as duas empresas ainda está sob análise de órgãos internacionais.

De acordo com a Embraer, a nova designação reflete maior flexibilidade e valor para os operadores que procuram uma aeronave para realizar missões de transporte aéreo e mobilidade aérea, entre outros. O jato cargueiro C-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, apresentando o menor custo de ciclo de vida no mercado.

O projeto do gigante avião da Embraer passou a ser desenvolvido a partir de 2009, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Embraer para projetar, desenvolver e fabricar a aeronave em substituição à sua frota de C-130. As entregas para a FAB começaram em setembro passado.

"Com o C-390 Millennium, poderemos oferecer a solução adequada para nossos clientes, de acordo com suas necessidades específicas", disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "O C-390 é uma aeronave altamente capaz. Sua combinação incomparável de velocidade, carga útil e rápida reconfiguração para operações multimissão são os pilares de sua produtividade notável".

Entre as principais características da aeronave estão: maior mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia de ponta comprovada e fácil manutenção. Além disso, o C-390 Millennium pode executar uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, lançamento aéreo de cargas e paraquedistas, busca e salvamento, combate aéreo a incêndios, evacuação médica e missões humanitárias.

A designação KC-390 será mantida para os clientes que optaram pela capacidade de reabastecimento aéreo.

anuncio