Asteroide classificado como potencialmente perigoso se aproxima da Terra

Asteroide tem o tamanho equivalente à Grande Pirâmide de Gisé


Projeção dos astrônomos da agência americana NasaProjeção dos astrônomos da agência americana Nasa (Foto : Crédito: Nasa)

Os olhos da comunidade científica se voltam novamente para o céu, tendo em vista a aproximação de outro grande objeto espacial, em uma trajetória relativamente próxima da Terra. Monitorado pelas equipes da Nasa, o objeto rochoso tem entre 70 e 60 metros de largura e causa certa preocupação aos astrônomos em todo o planeta.

Segundo a agência americana, o asteroide tem o tamanho equivalente à Grande Pirâmide de Gisé, no Egito, e viaja a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora, estando já nas vizinhanças da Terra. Batizado de 2016 NF23, o asteroide chegará à sua maior proximidade com o nosso planeta na próxima quarta-feira (29).

O objeto recebeu dos pesquisadores a categoria de “potencialmente perigoso" por manter  trajetória relativamente próxima do nosso planeta. No entanto, a Nasa afirma que o 2016 NF23 manterá uma distância segura da Terra, ou seja, passará a 4,9 milhões de quilômetros. Essa distância equivale a 13 vezes a distância entre a Terra.