Alunos da turma de engenharia do projeto Decolar visitam o ITA

Programa atende um grupo de 85 alunos do 6º ano do ensino fundamental, de 43 escolas municipais de São José




O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu na tarde desta quarta-feira (4) a visita de um grupo de 12 alunos do 6º ano do ensino fundamental, que participam da turma de engenharia do Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento. Os estudantes foram conhecer alguns laboratórios da instituição. 

Os estudantes trabalham  em um projeto para a criação de um robô e, durante a atividade, trocaram experiências e esclareceram dúvidas com os alunos de engenharia do instituto. O Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento, atende um grupo de 85 alunos do 6º ano do ensino fundamental de 43 escolas municipais de São José dos Campos.

“É muito prazeroso e inspirador vivenciar o brilho nos olhos dessas crianças, o encantamento deles em estar aqui. Essas visitas são sementes para projetos voltados para a área de Exatas e para os estudos, acima de tudo. É sempre um prazer receber as escolas”, disse a tenente Raquel Piani.

Atento para cada explicação, Kauny Teixeira, de 11 anos, contou como surgiu o interesse pela engenharia. “Tudo começou quando eu visualizei um robozinho pela primeira vez, eu queria descobrir como era a programação, as peças e o circuito. Junto com a turma vamos criar um robozinho que execute pequenas limpezas, está sendo incrível essa experiência aqui”.

Acompanhado da mãe, João Piovani, de 11 anos, classificou o passeio como um reforço para as aulas que acontecem todas as quintas-feiras no contratuno das aulas no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana, região norte da cidade. “Eu aprendi muitas coisas nesta tarde, conhecer todos esses aparelhos vai ajudar bastante na criação do nosso robô”, explicou.

Durante os encontros, ocorridos no contraturno das aulas, em locais próximos às escolas de origem, os adolescentes participam de intervenções educativas nas áreas de astronomia, inglês, espanhol, história, biologia, química, japonês, culinária, robótica, matemática, pintura em tela, engenharia, teatro, circo, dança, teclado e violão.

O programa visa identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede municipal. De acordo com pesquisas,  3% da população é dotada de capacidade elevada. A estimativa é que, em quatro anos, cerca de 500 alunos da rede de ensino municipal sejam atendidos pelo Decolar.