A evolução da geladeira ao longo da história

Invenções, até então "malucas", abriram caminho para a criação do eletrodoméstico


Parece impossível de imaginar fazer tarefas simples sem utilizar uma geladeira. O eletrodoméstico, tão presente no dia a dia e às vezes tratado com banalidade, tornou a vida das pessoas muito menos complicada. Entenda como essa invenção teve um impacto tão grande na história.

A geladeira como conhecemos hoje surgiu por volta de 1910. Até então, todos os alimentos tinham um tempo muito curto para serem transportados e consumidos em boas condições. Frutas e legumes, por exemplo, apodreciam em alguns dias. Por isso, viajantes e pessoas que trabalhavam com transporte de cargas perecíveis precisavam encontrar alternativas para manter os produtos com o mínimo de qualidade.

Uma exemplo de uma invenção curiosa, que procurava amenizar o problema, aconteceu em 1872, quando o engenheiro francês Charles Tellier instalou um sistema de refrigeração em um navio, o que possibilitou que a embarcação, cheia de carne, navegasse por 105 dias com destino à Argentina, o que antes seria impossível, uma vez que carnes só aguentam algumas horas sem refrigeração. Em 1902, havia 460 navios com o mesmo sistema de refrigeração operando no planeta.

O setor de carnes, alguns anos antes, em 1854, também teve influência no futuro das invenções, com o surgimento do primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes e que, posteriormente permitiu a refrigeração de frutas e legumes.

Mas não somente o setor alimentício foi beneficiado com esses avanços. O setor médico evoluiu e pôde se expandir, já que o sistema de refrigeração permitia a conservação de vacinas e seu transporte para locais mais afastados, longe dos grandes centros.

O advento da energia elétrica foi essencial para que eletrodomésticos como a geladeira se tornassem populares e fossem incluídos no dia a dia das famílias. O primeiro modelo americano surgiu em 1913 e foi chamada de "Domelre" (Domestic Electric Refrigerator). Os primeiros modelos ainda tinham alguns problemas com a temperatura. Em modelos seguintes, o compressor, item que causava o aumento do calor, foi transferido para a parte de cima da geladeira.

Hoje em dia, o céu é o limite em relação ao design e serviços que uma geladeira, não mais tão simples, pode oferecer. Com dispensers para água e gelo, visor transparente, modelos de geladeira duplex ou em miniatura. As opções disponíveis no mercado são inúmeras e extrapolam ? em muito! ? a "básica" função de manter os alimentos corretamente refrigerados.