São Bento do Sapucaí: Bloco Zé Pereira comemora 100 anos e ganha museu do centenário

Contemplado pelo PROAC, manifestação cultural terá sua história contada em espaço exclusivo


O Bloco Zé Pereira da cidade de São Bento do Sapucaí é um patrimônio cultural e histórico da cidade. Quem já passou algum carnaval junto ao povo sambentista, com certeza já se divertiu com os centenários bonecões. A partir de agora, a família mais amada dos Festejos de Momo terá um museu para contar a história do bloco no decorrer desses 100 anos de existência. É isso mesmo: um século!

Localizado no Mercado Municipal, o Museu do Zé Pereira será inaugurado neste sábado (25), às 15h. O espaço possui três salas de exposição de longa duração, mostrando a história da manifestação cultural no Brasil e a relação com a especificidade de São Bento do Sapucaí.

"Este museu é de extrema importância para que os visitantes e toda população possam ter mais acesso a tradição, a história e diversas curiosidades sobre o bloco, que é a maior referência cultural da nossa cidade", conta Ronaldo Venâncio, prefeito de São Bento do Sapucaí.

De acordo com o prefeito, também será abordado no museu os modos de fazer esse bonecos, que foram batizados de Zé Pereira, Maria Pereira, Mariinha e Kiko. Também conta sobre Tomé, Amélia, Zé Neguinho, Dieguito e Pablito que foram criados posteriormente, aumentando a família.

Vale lembrar que já exista a Casa e o Memorial do Zé Pereira, inaugurada em 2017 para abrigar os bonecos de forma adequada, ainda faltava contar a história da manifestação e as memórias relacionadas aos bonecos.

Em 2018 a ConectaMUS, empresa especializada em conceber e desenvolver projetos que conectam cidades e comunidades através do seu patrimônio cultural, foi chamada para estruturar o Plano Museológico do museu de forma participativa.

"A comunidade reconhece o Bloco do Zé Pereira como seu maior patrimônio cultural e pedia um espaço onde pudesse salvaguardar as suas memórias referente ao bloco, conhecer a história dos bonecos, a origem da manifestação ou, até mesmo, ver os próprios bonecos durante o ano", explica Diana Poepcke, coordenadora geral do projeto.

O projeto para a elaboração da pesquisa e expografia permanente do museu foi contemplado pelo Edital ProAc de Difusão de Acervos Museológicos em outubro de 2018. Com mais de dez integrantes na equipe, o desenvolvimento do projeto foi realizado em três núcleos: pesquisa e acervo, banco de dados, comunicação e audiovisual.

O objetivo do trabalho é permitir que a comunidade e também os visitantes conheçam mais sobre a manifestação cultural, uma vez que o bloco é a maior e mais importante referência cultural da cidade.

"O Zé Pereira é uma alegria que conecta todas as gerações, desde que começamos a desenvolver o projeto observamos que toda a comunidade possui, de alguma forma, uma relação afetiva com os bonecos. Então, a expectativa é que todos possam conhecer a casa onde o Zé Pereira mora, sua história, como eles são feitos e assim reforçar os laços de pertencimento cultural", conta Rafaella Teixeira, proponente do projeto.