Festival de Marchinhas e Juca Teles dão início aos festejos de rua em Pindamonhangaba

No centro, 12º Festival de Marchinhas de Pindamonhangaba abre Carnaval Solidário 2019


Juca teles, o mais famoso bloco de São Luiz do Paraitinga, é a atração no distrito de Moreira César neste sábado (23). A população e visitantes iniciam a festa de pré-carnaval com com concentração marcada para as 15h30 e saída às 16 horas.

A saída do Bloco acontecerá na avenida José Adhemar Cesar Ribeiro, próximo ao número 89, com chegada na avenida Teotônio Vilela até a Praça de Eventos, próxima ao antigo P.A, onde acontecerá o show da Banda Sambatuque, às 19 horas.

Marchinha - Nesta sexta-feira (22), no centro de Pindamonhangaba, a Secretaria de Cultura e Turismo promove o 12º Festival de Marchinhas, o mais antigo festival do gênero do Vale do Paraíba. O festival começou modesto na década de 70, com seus idealizadores Aloísio Soares, Darcy Torres e Paulo Roberto Plácido, na Quadra Coberta.

Após uma pausa de 38 anos, o festival ressurgiu em 2011 ele voltou pela iniciativa dos jornalistas Walter Leme e Marcos Ivan. A partir de 2012, o evento passou a ser organizado pela Prefeitura.

Em 2019, o evento conta com inscrições não somente de compositores da cidade, mas também de São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Taubaté, Tremembé e São Bernardo do Campo. As obras compostas pelos artistas carnavalescos contam a paixão pela Festa de Momo, mas também falam de críticas sociais - como a corrupção.

O homenageado - O homenageado deste ano é Mirabeau Pinni, um dos maiores entusiastas dos desfiles de blocos e escolas de samba em Pindamonhangaba. Em 1977, já em Pindamonhangaba, fundou um bloco carnavalesco, denominado "Os Meninos do Chafariz".

Com o passar do tempo, as crianças cresceram e então o bloco carnavalesco se transformou na Escola de Samba  "Mocidade Unida do Chafariz". Em meados de 1980, Mirabeau continua seu trabalho em prol do Carnaval, como presidente da recém fundada Liga das Escolas de Samba de Pindamonhangaba.

A programação completa do Carnaval pode ser conferida no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br