Dicas para aproveitar o carnaval com segurança em 2018

Ter responsabilidade é uma das coisas mais importantes nos dias de folia



O carnaval é conhecido por ser uma época de muita festividade e folia. É, também, um feriado marcado pela quantidade de acidentes, abuso de bebida alcoólica e negligência. Para você aproveitar melhor e com segurança esses dias em casa -- ou na rua, festejando --, separamos algumas dicas.

Seja responsável
Essa é a dica principal. Com responsabilidade, você será capaz de evitar a maioria dos problemas relacionados com o carnaval. Nesta época do ano, as estradas ficam superlotadas e os motoristas tendem a querer chegar o mais rápido possível no destino, o que pode culminar em acidentes. Tenha atenção redobrada nas rodovias e dirija com muita calma.

Jamais, em hipótese alguma, dirija embriagado. Se for ingerir bebidas alcoólicas, pegue um táxi ou outro meio de transporte. Caso opte por dirigir, você estará não só arriscando a sua vida como a vida de outras pessoas também. Se tiver com um grupo de pessoas, tentem decidir, antes da bebedeira, quem pode ser o “motorista da rodada”, que não vai beber e pode dirigir na volta para casa.

O abuso de álcool nesta época é muito frequente. Como já foi dito, a regra é ser responsável. Saber dos próprios limites é crucial para uma folia com segurança. Muitos jovens sofrem um alto nível de intoxicação causado pela bebida e podem chegar até ao coma alcoólico.

Sexo só com camisinha
Essa dica parece óbvia, mas passa despercebida por muitas pessoas, sobretudo em épocas de muitas festas, bebidas alcoólicas e diversão. Sempre utilize camisinha na hora do sexo para se prevenir de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), independentemente de ser homem ou mulher.

Cuidado com a saúde
Para aproveitar totalmente a folia, você pode intensificar a prática de exercícios físicos, já que os bloquinhos são cansativos e também exigem um esforço maior do corpo. Ingira muita água para se hidratar e aguentar as várias horas de festa. O ideal são 200 ml a cada 15 minutos. Lembre-se: bebida alcoólica pode refrescar, mas provoca a desidratação do organismo. Dê preferência para comidas leves, como verduras, legumes e frutas. Use protetor solar e escolha um calçado confortável e resistente, como um tênis adidas, vans ou all star, para não correr o risco de se machucar com cacos de vidro.

Guarde bem os objetos
Os blocos de rua reúnem muitas pessoas, e o risco de ser assaltado é maior. Leve só o necessário, como RG, cartão de crédito, dinheiro e celular. Guarde-os em bolsos preferencialmente com velcro ou botões. Nunca guarde seus pertences no bolso de traz da calça. Se possível, leve uma doleira. Um papel com o número dos amigos também é importante, caso o celular se perca ou seja roubado. Aliás, nunca dependa dele, prefira marcar um ponto de encontro caso o grupo se perca.